EX-PRESIDENTE DO PERU, ALBERTO FUJIMORI, MORRE AOS 86 ANOS EM LIMA

Figura polêmica deixa legado marcado por avanços econômicos e graves condenações por corrupção e violações de direitos humanos

Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, faleceu aos 86 anos na noite desta quarta-feira (11), em sua residência no bairro de San Borja, Lima. Fujimori, que se recuperava de um câncer de língua, teve sua morte anunciada por sua filha, Keiko Fujimori, por meio das redes sociais.

Fujimori presidiu o Peru de 1990 a 2000, período que trouxe progresso econômico, mas também ficou marcado por graves escândalos de corrupção e violações de direitos humanos. Ele foi condenado a 25 anos de prisão por crimes relacionados à repressão durante seu governo, incluindo assassinatos e subornos. Mesmo após sua renúncia controversa, feita enquanto estava refugiado no Japão, Fujimori continuou a ser uma figura polarizadora na política peruana.

Nos últimos anos, o ex-presidente enfrentou vários problemas de saúde, como câncer no pulmão e hipertensão, além da descoberta de um câncer na língua em 2024. Fujimori estava sob cuidados médicos na casa de sua filha antes de falecer.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.