A atriz Fernanda Machado, de 44 anos, utilizou suas redes sociais para compartilhar com seus seguidores que foi diagnosticada com Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) há cerca de um ano e meio. A condição, que é uma forma mais grave da tensão pré-menstrual (TPM), causa sintomas emocionais e comportamentais intensos no período que antecede a menstruação.
Em sua publicação, Fernanda explicou que os sintomas do TDPM podem ser bastante debilitantes e impactar significativamente a qualidade de vida. Ela mencionou que decidiu compartilhar seu diagnóstico para dar visibilidade ao transtorno, que muitas vezes é confundido com a TPM, mas possui uma intensidade muito maior e requer atenção e tratamento adequados.
A atriz, que reside nos Estados Unidos, também mencionou que está estudando sobre saúde hormonal feminina e pretende trazer mais informações sobre o TDPM para ajudar outras mulheres que possam estar passando pela mesma situação. Sua iniciativa busca aumentar a conscientização sobre o transtorno e incentivar a busca por diagnóstico e tratamento.