Animais encostaram em fio energizado ligado a rede irregular de energia; Energisa confirmou furto e alerta para riscos à vida
Um caso trágico e alarmante foi registrado na manhã deste domingo (11) no povoado Tanque Novo, em Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe. Três cavalos morreram eletrocutados após encostarem em um fio energizado, que fazia parte de uma ligação clandestina de energia elétrica — conhecida como “gato”. O fio passava rente a um quebra-molas, local de passagem frequente de pessoas e animais.
A ocorrência foi confirmada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e também pela Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado. Técnicos da empresa foram acionados, desligaram a rede de forma emergencial e constataram a existência de instalações irregulares utilizadas para furto de energia.
A concessionária informou que o fornecimento regular foi restabelecido para os consumidores da área, mas destacou os perigos que esse tipo de ligação oferece. “Furto de energia é crime e pode colocar vidas em risco. Fiações clandestinas, como essa, têm o potencial de provocar choques, incêndios, e instabilidade no fornecimento”, alertou a Energisa em nota oficial.
A empresa orienta que a população denuncie qualquer suspeita de ligação irregular de energia por meio do telefone 0800 079 0196. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.
O caso acende um alerta para o perigo das instalações elétricas improvisadas e reforça a necessidade de fiscalização e conscientização da população, especialmente em áreas rurais.