Três farmácias foram interditadas após a operação conjunta do CRF-BA e Vigilância Sanitária identificar diversas irregularidades.
Uma operação de fiscalização realizada na última quarta-feira (21) resultou na interdição de três farmácias em Ilhéus, no sul da Bahia, após a descoberta de várias infrações graves. Durante a ação, foram encontrados medicamentos fora do prazo de validade, remédios controlados sendo vendidos sem a presença de um farmacêutico e fezes de roedores no local de armazenamento dos produtos.
A operação foi conduzida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), em parceria com a Vigilância Sanitária, com o objetivo de inspecionar farmácias comunitárias suspeitas de irregularidades e violações sanitárias.
Dos sete estabelecimentos inspecionados, em dois foram lacrados os armários de medicamentos controlados, que estavam sendo comercializados de forma irregular, sem a presença de um profissional farmacêutico ou sem a devida autorização da Vigilância Sanitária Municipal.
Outras infrações identificadas pelos fiscais incluíram a venda de medicamentos vencidos, armazenamento inadequado de produtos e documentos, como alvarás de funcionamento e certidões, com prazos expirados. As farmácias que não cumpriam as normas de segurança e higiene estabelecidas foram imediatamente interditadas para garantir a segurança dos consumidores.
As autoridades responsáveis ressaltaram a importância da fiscalização contínua para assegurar que os estabelecimentos cumpram as normas e ofereçam produtos seguros à população.
Crédito: Divulgação / CRF-BA