Neste sábado (8), cerca de 140 mil pessoas nos municípios de Lagarto, Riachão do Dantas e Carira amanheceram sem abastecimento de água. O problema foi causado pelo furto de equipamentos na central de distribuição de água em Lagarto, conforme informou a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso). Na madrugada, criminosos levaram a bomba, transformadores, fios e equipamentos eletrônicos essenciais para o funcionamento do sistema.
Este já é o terceiro furto registrado na mesma estação em menos de uma semana, com ocorrências similares na segunda-feira (3) e quarta-feira (5). A Deso registrou um boletim de ocorrência e está trabalhando para repor os equipamentos. Ainda não há estimativa do valor total do prejuízo causado pelos furtos.
A companhia informou que as peças serão substituídas ainda nesta tarde e que o abastecimento será restabelecido de forma gradual nos três municípios. A previsão é que o serviço seja normalizado em até 48 horas. Enquanto isso, a população local enfrenta dificuldades, e a Deso reforça a necessidade de medidas de segurança para evitar novos crimes que afetem o abastecimento de água na região.