Pular para o conteúdo

Governo de Sergipe inicia edição 2025 da Segundona do Turista na próxima segunda-feira, 5

Compartilhe

Programação se estende até 15 de dezembro e o edital para artistas interessados em participar do evento será divulgado no mesmo dia da estreia

A preparação dos festejos juninos já começou e o projeto Segundona do Turista, na Rua São João, está de volta, com início na próxima segunda-feira, 5. Na estreia da edição de 2025, o projeto contará com a participação de Erivaldo de Carira, Mimi do Acordeon e da Quadrilha Século XX. Este ano, a Segundona acontecerá duas segundas ao mês, a cada quinze dias, exceto no mês de junho, que será realizada todas as segundas-feiras. Também no dia da estreia do evento, será divulgado o edital para os artistas que tiverem interesse em se apresentar na Rua São João durante todo o ano de 2025.

O evento, que se propõe a resgatar a tradição da histórica rua e inicia os preparativos para a programação dos festejos juninos no estado, conta com shows musicais e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos. Para o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Gustavo Paixão, a Segundona do Turista abre os festejos juninos do estado, sendo o ponto de partida para os 60 dias de Vila do Forró. “A Segundona do Turista é um evento muito importante dentro do nosso calendário. Já é o terceiro ano dessa festa, que vai até o final do ano, e é de uma riqueza enorme, em um local muito simbólico, em que as pessoas podem ir e vão encontrar um forró tradicional e segurança para toda a família. É onde a gente inicia nossos festejos juninos, valorizando nossa cultura e economia”, afirma. 

Há 114 anos, a Rua São João ganha cada vez mais espaço no coração do público e se destaca como um importante ponto de encontro para artistas, apreciadores do forró e trabalhadores informais que encontram na tradicional Segundona do Turista uma oportunidade para geração de renda. O espaço cumpre um papel valioso na promoção da cultura local, fortalece a economia criativa e impulsiona a atividade de ambulantes, artesãos e empreendedores dos segmentos de gastronomia e turismo. 

O cantor Erivaldo de Carira é uma das atrações da abertura da Segundona do Turista. O artista sergipano já tão consagrado e conhecido pelo público ainda se sente honrado com o prestígio. “Para mim, é muito importante participar dessa festa. Essa já é a terceira vez que participo da abertura e me sinto muito feliz e muito honrado. Todo forrozeiro sabe que esse é um espaço do São João puro, de amor e muito carinho”, declara.

Para o cantor e sanfoneiro Mimi do Acordeon, a Segundona do Turismo é um presente. “Para nós, artistas sergipanos, a Segundona é mais que um evento, é um presente. Uma iniciativa tão bonita, que valoriza nossa cultura e dá oportunidade para a gente mostrar nossa arte de forma gratuita, com respeito e carinho pelo povo. E, ainda, na Rua São João, que é símbolo da nossa história e do nosso forró, isso deixa tudo ainda mais especial e permite levar alegria para o povo, para o público, em um espaço de família”, completa.

O marcador da Quadrilha Século XX, atual campeã do concurso da Rua São João, comentou sobre a importância desse espaço para fomentar a cultura. “Será um dia em que teremos muito forró, é claro, apresentação da quadrilha junina Século XX, na Rua São João, que é um espaço centenário, muito importante para todos os forrozeiros, quadrilheiros e grupos folclóricos de modo geral. Sendo, também, muito importante para a manutenção da nossa cultura e da nossa dança”, conclui.

Foto: Igor Matias

Ultimas notícias

SMTT notifica empresa por uso de ônibus com mais de 12 anos ...
Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara
Conselho Tutelar proíbe pastor mirim de pregar em igrejas e ...
Ex-modelo Loni Willison é vista em situação de rua
Desemprego sobe para 7% no 1º trimestre de 2025, mas segue e...
A INCRÍVEL HISTÓRIA DE PAUL ALEXANDER