Pular para o conteúdo

Governo do Estado entrega ‘Espaço de Apoio à Saúde Infantil’ para atender período de sazonalidade no Hospital da Criança 

Compartilhe

Espaço vai atender crianças com sintomas leves das síndromes gripais e faz parte das ações de enfrentamento do período de sazonalidade pediátrica

Atento às demandas da população sergipana para o período de sazonalidade pediátrica, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta terça-feira, 1º, o ‘Espaço de Apoio à Saúde Infantil’ localizado no Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza. A entrega faz parte das ações de enfrentamento do período e o espaço está disponível para atender crianças com sintomas leves das síndromes gripais.

Ao presenciar a entrega do espaço, o operador de máquinas e pai de uma paciente, Antônio Marcos dos Santos, aprovou a estrutura e afirmou que vai servir para diluir o atendimento e, assim, melhorar o fluxo de atendimento na unidade. “Eu acho que vai diminuir o tempo de espera em dias movimentados. Nós pais, chegamos angustiados e queremos o atendimento mais depressa vendo nossos filhos doentes. Será ótimo para os pais e principalmente para as crianças”, opinou Antônio.

“Dentro das ações do plano de enfrentamento do período da sazonalidade, entregamos esse espaço no Hospital da Criança, onde são ofertados 17 poltronas de apoio para aplicação de medicação rápida, além de dois consultórios. Essa é mais uma das ações para melhor atender as nossas crianças”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.

A superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, afirmou que o espaço vai favorecer à unidade de saúde no quesito de atender os pacientes de forma mais ágil e qualificada. “Quando a gente consegue priorizar os mais graves e dar uma celeridade aos pacientes de baixa complexidade que vêm aqui, com sintomas leves e que podem ser liberados para casa com mais agilidade, a gente consegue dinamizar o atendimento no hospital, atender mais crianças e levar saúde à população”, disse. 

Catharina explicou ainda que o ‘Espaço de Apoio à Saúde Infantil’ é voltado ao atendimento de baixa complexidade, quando o paciente já veio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com primeiros dias de sintomas e não teve resolução, mas procura o hospital para receber atendimento, medicação e caso necessário, realizar exames complementares. Além disso, caso o quadro clínico exija, o paciente poderá ficar internado no Hospital da Criança. 

Estrutura 

O Espaço conta com dois consultórios para atendimento de crianças com sintomas leves das síndromes gripais. Além disso, o local dispõe de poltronas que servirão de apoio para aplicação de medicações rápidas, deixando a estrutura do Hospital da Criança exclusivamente para atender as demandas de doenças respiratórias com classificação de risco – pacientes com urgência de atendimento.

Ainda para atender a demanda do período de sazonalidade, o hospital realizou contratação extra de médicos e enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender a população 24 horas. 

Síndromes respiratórias

As síndromes respiratórias atingem especialmente crianças, com predominância dos vírus Influenza A e B, além do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Sendo assim, a SES reforça a importância da vacinação e do cuidado com sintomas gripais. Em caso de febre, tosse, falta de ar ou outros sinais de infecção respiratória, a recomendação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e, se necessário, iniciar o tratamento.

É importante reforçar que pais e responsáveis devem se atentar para o cumprimento do calendário vacinal das crianças, protegendo o público infantil de doenças, especialmente, das variações mais grave.

Ultimas notícias

Tragédia em Canindé de São Francisco: menina autista de 3 an...
Jackson Barreto compara inelegibilidade de Valmir à de Bolso...
Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 51 milhões
PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Arge...
Sergipe registrou crescimento de quase 20% nas receitas em 2...
Polícia divulga imagens de suspeito de furto em concessionár...