Pular para o conteúdo

Governo Federal anuncia alíquota única de IR em aplicações para compensar aumento do IOF

Compartilhe

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (10) as medidas de compensação ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A principal delas será a fixação de uma alíquota única de 17,5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos de todas as aplicações financeiras. Segundo o ministro, essa medida visa simplificar a tributação, uma vez que a média atual já se encontra nesse patamar, variando entre 15% e 22,5% dependendo do prazo da aplicação.

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad também mencionou a possibilidade de elevar a alíquota do Imposto de Renda sobre os Juros sobre Capital Próprio (JCP) de 15% para 20%. Apesar de ter sido rejeitada anteriormente pelo Congresso, essa proposta foi reinserida no pacote a pedido de parlamentares. Haddad explicou que as propostas já foram encaminhadas à Casa Civil para posterior envio ao Congresso Nacional.

Adicionalmente, o governo planeja enviar um projeto de lei complementar com o objetivo de reduzir em 10% as isenções fiscais em um segundo momento, cujo modelo de corte ainda será definido pelo Congresso. Medidas de contenção de despesas também serão discutidas por uma comissão envolvendo líderes partidários e a equipe econômica do governo.

Ultimas notícias

Copa do Brasil Feminina de Vôlei Sentado acontece em Niterói...
Saúde de Aracaju alerta sobre os riscos dos cigarros eletrôn...
Prefeita Emília Corrêa entrega 244 unidades habitacionais do...
Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas di...
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ ...
Avião com quase 250 pessoas cai após decolar do aeroporto