Nesta quinta-feira (17), o Governo Federal lançou o Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), uma iniciativa que inclui a emissão de um “RG animal” com registro nacional para facilitar o acesso a vacinas, microchipagem e ações de castração em todo o país. O objetivo é integrar informações e simplificar processos, além de aprimorar políticas de proteção animal.
O registro é gratuito e gera um documento único e intransferível, que acompanhará o animal por toda a vida, contendo dados como espécie, raça, idade, histórico de vacinas e doenças, além de informações sobre o tutor (nome, CPF e endereço). Em casos de desaparecimento, o sistema ajudará na localização do pet. A lei que autoriza a criação do RG animal foi sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023.
O lançamento ocorreu no Palácio do Planalto e reforça o compromisso do governo com o bem-estar animal e o controle populacional de cães e gatos. O SinPatinhas promete ser uma ferramenta essencial para tutores e órgãos de proteção animal.