Pular para o conteúdo

Governo Federal manda recolher 16 marcas de café impróprias para consumo; veja lista

Compartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de 16 novas marcas de café torrado que foram desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido. Os produtos desclassificados são considerados impróprios para consumo e deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis, após a fase de análise dos laudos laboratoriais e a notificação das empresas sobre os resultados.

“Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, afirma Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.

As ações fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa reduzir a ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.

O Mapa ressalta que a adição de matérias estranhas ou elementos não autorizados ao café é considerada uma fraude, o que justifica a inclusão desses produtos nas ações do programa.

Ultimas notícias

Camisa vermelha, CBF? Destruíram o futebol e querem acabar c...
Golpe do botox: homem é preso por usar rosto de vítimas para...
Emília Corrêa anuncia quatro novas Unidade de Saúde da Famíl...
Sergipe ganha nova área de proteção ambiental Serra da Miaba...
Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por roubos...
Operação Essência Falsa cumpre, em Sergipe e São Paulo, mand...