O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) do Governo Federal reconheceu oficialmente a situação de emergência nos municípios sergipanos de Nossa Senhora da Glória e Porto da Folha. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 3.
De acordo com o MIDR, Nossa Senhora da Glória enfrenta uma situação de estiagem, enquanto Porto da Folha passa por seca, caracterizada por um período prolongado sem chuvas. Esse reconhecimento, feito por meio da Defesa Civil Nacional, permite que as prefeituras das duas cidades solicitem recursos federais para ações de defesa civil, como forma de mitigar os impactos causados pela falta de água.
Até o momento, Sergipe já tem nove municípios com reconhecimento federal de situação de emergência – sete devido à estiagem e dois por seca.
Como solicitar recursos
Com o reconhecimento da situação de emergência, os municípios podem pedir apoio financeiro ao MIDR para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde os planos de trabalho são avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Após análise e aprovação, o valor a ser liberado é publicado no Diário Oficial da União.
Capacitação para agentes de defesa civil
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais, com foco no uso do S2iD. As capacitações visam qualificar os profissionais para a gestão de desastres e proteger as populações afetadas.
Com informações do Governo Federal.