Primeira fase da iniciativa será focada em aposentados, com expansão para outros grupos em fases futuras
O governo federal lança, nesta quarta-feira (24/7), o programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200. Na primeira fase, o programa será focado em aposentados, enquanto alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão incluídos em uma segunda fase, ainda sem previsão de lançamento.
Um site específico será criado para o programa, acessível por meio do cadastro do gov.br. Este banco de dados incluirá informações como a frequência de viagens do usuário no último ano. O objetivo do programa é oferecer passagens a preços acessíveis para aumentar o número de voos no país, incluindo rotas com baixa demanda. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as aeronaves atualmente circulam com 18 a 21% de ociosidade.
As passagens serão disponibilizadas pelas companhias aéreas, sem custos adicionais para o orçamento federal. “Esse é um trabalho de construção coletiva para que mais brasileiros possam ser inseridos na aviação comercial”, destacou o ministro Silvio Costa Filho em março deste ano.