Unidade destaca a necessidade urgente de voluntários para garantir atendimento a pacientes
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerenciado pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), está convocando doadores de sangue com fator Rh negativo para reforçar os estoques e garantir a assistência a pacientes que necessitam de transfusões.
A demanda por esse tipo sanguíneo é constante, pois é menos comum na população, tornando essencial a colaboração dos voluntários. Segundo a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga, os estoques de sangue O-, A-, B- e AB- estão em níveis de alerta. “Pacientes com esses tipos sanguíneos só podem receber sangue compatível, por isso é fundamental que os doadores compareçam para manter a regularidade do abastecimento”, ressaltou.
Demanda transfusional
O Hemose é responsável pela captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilidade, fracionamento e distribuição do sangue para a hemorrede estadual, que atende 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades. Em média, são realizadas de 1.800 a 2.400 transfusões por mês.
Como doar
Para ser um doador, é necessário:
✔ Estar em boas condições de saúde
✔ Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização dos responsáveis)
✔ Pesar acima de 50 kg
✔ Comparecer bem alimentado e portar um documento oficial com foto válido em território nacional
O Hemose funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3225-8019 e 3225-8039.