Pular para o conteúdo

Hospital de Cirurgia celebra 99 anos de protagonismo na saúde com audiência na Câmara Municipal

Compartilhe

Único hospital filantrópico Acreditado de SE, o Cirurgia é referência em alta complexidade para o SUS

Com quase um século de dedicação à saúde dos sergipanos, o Hospital de Cirurgia (HC) celebra, nesta sexta-feira, 2 de maio, 99 anos de fundação. Inaugurado em 1926 por iniciativa do médico Dr. Augusto Leite, em parceria com os colegas Dr. Juliano Calasans, Dr. Eronides Carvalho e Dr. Lauro Hora, o HC se consolidou como um dos pilares da saúde pública de Sergipe ao oferecer procedimentos cirúrgicos, consultas, exames e ensino de excelência através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Como parte das comemorações do aniversário, nesta segunda-feira, 5, a partir das 9h, acontecerá uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, com o tema “99 anos do Hospital Cirurgia, a retomada do protagonismo da assistência de saúde em Sergipe”, de autoria do vereador Elber Batalha. A solenidade reunirá autoridades, profissionais e entidades assistidas para discutir pautas do hospital e apresentar inovações nos tratamentos da instituição.

Referência para Rede Estadual

Referência em média e alta complexidade para a rede estadual de saúde, o Cirurgia ocupa posição de destaque nacional em especialidades como Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Traumatologia e Neurocirurgia. Ao longo de sua história, foi palco de marcos importantes para o estado e o Brasil, como o primeiro transplante cardíaco do Norte e Nordeste, primeira neurocirurgia com mapeamento das emoções do país e realização da primeira cirurgia cardíaca minimamente invasiva em Sergipe.

“Chegar aos 99 anos em pleno funcionamento e com a força que temos hoje é um feito grandioso. O nosso Cirurgia nasceu da visão e do compromisso do doutor Augusto Leite, que sonhou com uma instituição dedicada à cirurgia, à ciência e ao cuidado. Essa missão permanece viva e se renova a cada paciente atendido”, destaca a interventora judicial do HC, a enfermeira Márcia Guimarães.

Atendimentos em números

Atualmente, o HC conta com 256 leitos de internamento, sendo 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oferta consultas em 18 especialidades e diversos tipos de exames de métodos gráficos, videoendoscópicos e de imagem, a exemplo de ressonância magnética e tomografia.

Com mais de 90% dos atendimentos por meio do SUS, o Cirurgia em 2024 realizou mais de 93 mil consultas, 313 mil exames, quase 9 mil cirurgias gerais e 514 cirurgias cardíacas. Esses números colocam a unidade na 4ª posição no Nordeste e na 13ª no Brasil entre os hospitais com maior volume de procedimentos cardiovasculares pelo SUS, segundo dados do Datasus.

“Essa relevância técnica é fruto de uma equipe altamente especializada e comprometida com a excelência. São profissionais que dominam suas áreas de atuação, mas que também cuidam com sensibilidade e respeito às pessoas”, ressalta o diretor técnico do HC, Dr. Rilton Morais. 

Ensino e inovação 

Além da assistência direta à população, o HC é também um importante polo de ensino e formação profissional. A instituição mantém dez Programas de Residência Médica em áreas como Cardiologia, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, Psiquiatria e Urologia, além da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, com foco em Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. “O Cirurgia não é apenas um hospital. É um centro de formação, inovação e cuidado. É um patrimônio da medicina sergipana”, complementa Dr. Rilton Morais. 

Avanços com a intervenção 

Desde novembro de 2018, o Cirurgia está sob Intervenção Judicial, determinada pelo Poder Judiciário a pedido do Ministério Público de Sergipe (MPSE). Na época, a instituição enfrentava uma grave crise que ameaçava o seu funcionamento. Com a nomeação de Márcia Guimarães, primeira mulher a dirigir o hospital desde a sua fundação, teve início um amplo processo de reestruturação no hospital. 

“Foi um resgate profundo, que envolveu desde a requalificação das equipes, aquisição de equipamentos de ponta, até reformas estruturais em praticamente todos os setores. Hoje, o HC é outro: moderno, eficiente, seguro e preparado para os desafios do presente e do futuro”, ressalta a interventora.

As melhorias do HC estão visíveis nas estruturas físicas: foram entregues um novo prédio do Ambulatório de consultas, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), reforma de enfermarias, ampliação do centro cirúrgico, modernização da Agência Transfusional e do Laboratório de Patologia, além do prédio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que hoje concentra cerca de 60% do atendimento oncológico da rede estadual, entre outros equipamentos. 

Acreditação e qualidade

Como reflexo desse processo de transformação, o Cirurgia se tornou em agosto de 2024 o primeiro hospital filantrópico de Sergipe a conquistar a certificação de Acreditado Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecimento que atesta a qualidade e a segurança dos serviços prestados. Outro marco importante foi a implantação, em dezembro do ano passado, do sistema hospitalar Tasy – considerado o mais avançado do mundo –, que passou a integrar e otimizar os fluxos entre os setores assistenciais e administrativos.

De acordo com a interventora, todo esse avanço só é possível graças à dedicação de quem faz o Cirurgia acontecer todos os dias. São 1.825 colaboradores diretos e mais de 2.000 profissionais ao todo, incluindo terceirizados. “É essa equipe que sustenta a transformação do nosso HC, mantendo viva a missão do hospital, garantindo um atendimento acolhedor, seguro e resolutivo para a população. Temos muito orgulho do que construímos juntos. Esses 99 anos provam que o Cirurgia está mais vivo do que nunca. Seguimos firmes rumo ao centenário”, conclui.

SERVIÇO

O que: Audiência Pública em celebração aos 99 anos do Hospital de Cirurgia, com o tema “99 anos do Hospital de Cirurgia, a retomada do protagonismo da assistência de saúde em Sergipe”

Quando: 5 de maio de 2025 (segunda-feira), a partir das 9h

Onde: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju

Contato: (79) 99928-7883 (Malu Araujo) / (79) 99933-0750 (Tatianne Melo)

Ultimas notícias

Estácio promove ação de saúde no Dia Nacional do Uso Raciona...
Rock Sertão 2025: Festival volta às suas origens e reafirma ...
Congresso: transformação do destino através da gastronomia
Artistas sergipanos ganham destaque em live de Wesley Safadã...
Papamóvel será transformado em unidade de saúde para criança...
Prefeita Emília Corrêa anuncia Elaine Oliveira como secretár...