Nesta quarta-feira (15), o Hospital e Maternidade Santa Isabel sediou o lançamento do aplicativo SOS Maria da Penha, iniciativa do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desenvolvido pela empresa 3Tecnos. O SOS Maria da Penha é uma ferramenta inovadora que busca reforçar a segurança e proteção das mulheres em situação de violência doméstica.
O evento foi realizado no Hospital e Maternidade Santa Isabel, que além de ser referência no estado, é reconhecido como “Hospital Amigo da Mulher”. A juíza Jumara Porto, da Coordenadoria da Mulher do TJSE, esteve presente, além de representantes da empresa parceira 3Tecnos.
O diretor-geral do hospital, Rubens Moreira, ressaltou o impacto da iniciativa na unidade, que atende anualmente mais de 66 mil pessoas, sendo 70% mulheres. “Por termos urgência ginecológica e obstétrica, recebemos muitas mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência. Além disso, 70% da nossa equipe é formada por mulheres. Fazer parte dessa divulgação é um compromisso com a segurança feminina”, declarou.
Disponível para download gratuito em dispositivos Android e iOS, o SOS Maria da Penha permite que mulheres em risco acionem a polícia de forma rápida e discreta, contando com funcionalidades que incluem suporte específico para aquelas que possuem medidas protetivas. O aplicativo também oferece informações sobre medidas legais, vagas de emprego, uma seção de desaparecidos e o “violentômetro”, que auxilia no reconhecimento de diferentes formas de violência.
Além do botão de emergência que aciona automaticamente os guardiões da vítima e compartilha sua localização, o app também se destaca como um canal de acesso à informação e assistência, ajudando mulheres a identificarem situações de abuso e a buscarem apoio.
O lançamento no Hospital Santa Isabel reforça a parceria entre a instituição e o TJSE, que já atua em conjunto por meio dos programas Gestabel e Elas, ambos voltados para a assistência a mulheres. Durante a ação, a juíza dra. Jumara Porto permaneceu na recepção do hospital, conversou com pacientes, demonstrou como baixar o aplicativo e destacou a importância do uso da tecnologia como aliada no enfrentamento à violência de gênero.
“Precisamos desmistificar a violência doméstica e só conseguimos isso falando sobre ela. Unindo esforços, como os do SOS Maria da Penha e do Hospital Santa Isabel, vamos mudar a realidade do nosso estado e combater essa doença chamada violência doméstica”, afirmou a magistrada.
O sócio-administrador da 3tecnos, Rogério Cardoso, destacou a relevância de lançar o aplicativo no Hospital Santa Isabel. “Nós sabemos que o Hospital e Maternidade Santa Isabel é referência no estado, então nada melhor do que fazer o lançamento do aplicativo SOS num hospital de referência. ” Ele também anunciou que a empresa firmará uma parceria com a unidade para futuramente atender mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de tele consultas, ampliando o alcance da assistência oferecida.
O lançamento do SOS Maria da Penha simboliza um passo importante no combate à violência de gênero em Sergipe, utilizando a tecnologia para salvar vidas e assegurar direitos. Para as mulheres que desejam acessar a ferramenta, basta procurar por “SOS Maria da Penha” na Google Play ou na App Store.