Pular para o conteúdo

IA auxilia Anatel e Receita Federal na apreensão de 22 mil produtos irregulares em operação Black Briday

Compartilhe

Fiscalização em centros de distribuição da Amazon e Mercado Livre aponta uso de tecnologia para proteger consumidores e o mercado legal.

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Anatel, em parceria com a Receita Federal, realizou a Operação Black Friday, visando combater a comercialização de produtos irregulares em marketplaces. Utilizando inteligência artificial, a ação ocorreu em cinco centros de distribuição da Amazon e do Mercado Livre, localizados em Betim/MG e Cajamar/SP, resultando na apreensão de cerca de 22 mil itens, avaliados em mais de R$ 3 milhões.

A operação utilizou a ferramenta Regulatron, desenvolvida pela Anatel para monitorar anúncios irregulares e direcionar vistorias. Produtos não homologados, como celulares, drones e TV Box, foram recolhidos, devido ao risco de radiação, interferências e falta de garantias legais para consumidores. Desde 2018, o Plano de Ação de Combate à Pirataria da Anatel já retirou 8,02 milhões de produtos ilegais do mercado.

A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, reforçou a importância das ações presenciais em centros de distribuição, enquanto o conselheiro Alexandre Freire destacou o uso estratégico da inteligência artificial para monitoramento e futuras operações. Consumidores são orientados a verificar o código de homologação dos produtos no portal da Anatel e denunciar irregularidades.

#CombateAPirataria #Anatel #BlackFriday2024 #ProdutosHomologados

Ultimas notícias

MP de Contas aponta inconsistências em concessão do saneamen...
Hospital de Cirurgia celebra Dia Mundial da Saúde com ação n...
Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda até R$ 12 mil...
Missa de 7° Dia do cardiologista Dr.
Itabaiana realiza I Encontro Municipal pelo Mês da Conscient...
Valmir, Talysson e Ícaro buscam obras para Itabaiana e Areia...