Itabaiana mais uma vez sai na frente e inova trazendo pela primeira vez em Sergipe a tecnologia israelense de Luminárias Inteligentes. O projeto, que foi aderido em grandes capitais do país, une eficiência energética, segurança e conectividade na maior cidade do interior de Sergipe. Ao total, são 30 luminárias instaladas na praça Fausto Cardoso, praça João Pessoa e Calçadão Chico de Miguel.
As luminárias inteligentes utilizam um sistema inovador que ajusta automaticamente a intensidade da luz de acordo com o fluxo de pessoas. Essa tecnologia reduz o consumo energético sem comprometer a segurança ou o conforto dos cidadãos. “
Além disso, as luminárias são equipadas com câmeras de monitoramento de alta resolução, que reforçam a segurança pública ao oferecer suporte às ações da Guarda Municipal e SMTT. Outra funcionalidade que beneficia diretamente os moradores e visitantes é o acesso gratuito ao Wi-Fi, disponível nas áreas onde as luminárias estão instaladas.
“Nossa gestão está comprometida em trazer inovação e modernidade para Itabaiana. Essas luminárias não só reduzem custos com energia, mas também tornam nossa cidade mais segura e conectada, criando um ambiente urbano mais acolhedor e sustentável.”
De acordo com Antônio Júnior, engenheiro eletricista da empresa israelense Juganu, o sistema de telegestão das luminárias possibilitam uma maior eficiência e agilidade no dia-a-dia de trabalho. “Com esse sistema, nós temos o controle de iluminação, possibilitando que por um aplicativo a gente veja se a luminária está acesa, apagada, se está danificada e até promover uma manutenção de forma totalmente remota”, explicou.
O engenheiro explica, ainda, que essa tecnologia tem sido muito utilizada em grandes capitais, a exemplo de Recife e São Paulo. “Com certeza Itabaiana sai na frente, sendo a única cidade de Sergipe a aderir. Parabéns ao município pelo invesrtimento”, finalizou Antônio.
“Esse sistema de iluminação além de contribuir com o embelezamento, contribui com o monitoramento das vias públicas, possibilitando que órgãos competentes como a SMTT e a Guarda Municipal possam ter acesso às imagens das vias públicas em tempo real e com alta resolução”, disse Karlysson Machado, engenheiro eletricista da secretaria de obras e chefe do setor de iluminação.