Inserção gratuita do DIU já beneficiou mais de 70 mulheres entre fevereiro e outubro deste ano

Compartilhe

A Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a inserção gratuita do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo de longa duração e alta eficácia. De fevereiro a outubro deste ano, período em que ampliou a capacidade de inserções, mais de 70 mulheres já foram beneficiadas.

A iniciativa busca proporcionar às mulheres mais uma opção de planejamento familiar, oferecendo um método seguro e acessível. “O município passou a ofertar a consulta ginecológica de enfermagem com inserção do DIU de Cobre na atenção primária à saúde. Ou seja, as mulheres passaram a ter fácil acesso ao procedimento que é de muita eficácia, deixando a mulher livre de hormônios e possibilitando que ela tenha autonomia sobre a sua vida reprodutiva”, explicou a enfermeira Elienay Carvalho. 

diuu_d973207694e33f05bddb08f0e.jpg

As inserções acontecem em dois locais: na Unidade Básica de Saúde Maria Menezes dos Santos, no bairro Riacho Doce, e no Ambulatório Materno Infantil, no Bairro Serrano. As mulheres que possuem interesse em aderir ao método devem buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, fazer a consulta de encaminhamento e agendar os exames de citologia e ultrassom transvaginal. Durante esse processo, ela terá acesso a todas as informações do passo a passo, desde a inserção até as revisões de retorno, que acontece até um ano após o procedimento.

Franciele Santos, moradora do Bairro Riacho Doce, está com o DIU desde fevereiro e, desde então, tem sentido os benefícios do método. “As pessoas começaram a colocar e eu fiquei interessada. Vim até o postinho, conversei com a enfermeira e em 15 dias eu já passei pelo procedimento. A enfermeira me deixou tranquila e segura para fazer a inserção”, disse. “O meu pós também foi muito tranquilo, não tive cólicas, dores nem sangramento. Até hoje, qualquer dúvida que tenho, eu falo com a enfermeira e ela me dá o suporte”, disse. 

Com a oferta gratuita do DIU, o município fortalece o cuidado com a saúde reprodutiva, além de contribuir para a autonomia das mulheres na escolha do método contraceptivo mais adequado a suas necessidades.

diuuu_fcd0cfb99de07435f16ce3.jpg

Ultimas notícias

Vencedor da Mega-Sena de R$ 201 milhões morre em clínica odo...
Antonio Lopes, ganhador do prêmio de mais de R$ 201 milhões ...
Proprietário de restaurante em Aracaju é preso sob a acusaçã...
Denarc apreende 12 quilos de entorpecentes em Japoatã
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro abre inscrições para ...
Vereador Cícero do Santa Maria crítica demora na realização ...