Pular para o conteúdo

INSS inicia pagamento da 1ª parcela do 13º para quem ganha acima de um salário mínimo

Compartilhe

A partir desta sexta-feira (2), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que recebem acima de um salário mínimo. Os depósitos são realizados de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e seguirão até o dia 8 de maio.

Para quem ganha o benefício mínimo, no valor de R\$ 1.518, os pagamentos foram antecipados e começaram no último dia 24 de abril. No total, cerca de 34,2 milhões de pessoas estão sendo contempladas com a medida, que deve injetar R\$ 73,3 bilhões na economia brasileira.

A segunda parcela do 13º será paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho, também de forma escalonada, seguindo o NIS e a renda do beneficiário. Segurados que passaram a receber os benefícios após janeiro terão o valor calculado proporcionalmente. Já os que recebem benefícios por incapacidade temporária (como o antigo auxílio-doença) também terão a quantia ajustada à duração do benefício.

Vale lembrar que beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao 13º salário, conforme determina a legislação.

Confira o calendário para quem recebe acima de um salário mínimo:

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 62 de maio2 de junho
2 e 75 de maio3 de junho
3 e 86 de maio4 de junho
4 e 97 de maio5 de junho
5 e 08 de maio6 de junho

Desde o dia 16 de abril, é possível consultar o valor e a data do pagamento pelo aplicativo Meu INSS (disponível para celulares e tablets) ou pelo site gov.br/meuinss. Quem não tem acesso à internet pode ligar gratuitamente para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, com CPF em mãos para realizar a consulta.

Esta é a sexta vez consecutiva que o 13º do INSS é antecipado, uma prática iniciada em 2020 durante a pandemia da covid-19, e mantida nos anos seguintes por decisão do governo federal.

Ultimas notícias

Bolsonaro recebe alta hospitalar após 22 dias internado em B...
Cantor sertanejo Hugo, da dupla com Raphael, sofre traumatis...
Sessão Extraordinária aprova projetos cruciais para Itabaian...
O Cônego Esquecido.(por Antonio Samarone)
Marcelo Balla é mais um nome de Sergipe a chegar no Top 100 ...
Declaração de ganhos em apostas exige atenção redobrada dos ...