Nova tecnologia dispensa uso de tinta e flash, garantindo identificação segura desde os primeiros anos de vida
O Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) está implementando uma nova tecnologia para emitir a Carteira Nacional de Identidade (CIN) para crianças com menos de dois anos de idade em Sergipe. O sistema, que não utiliza tinta na coleta biométrica e dispensa o uso de flash para fotos, assegura a identificação oficial desde os primeiros momentos de vida, fortalecendo a proteção das crianças no estado.
Segundo Jenilson Gomes, diretor do IIWSG, a medida segue uma diretriz do Governo de Sergipe para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. “Esse novo sistema garante que não é mais necessário o uso de tinta para coletar as digitais, o que facilita o atendimento de crianças pequenas e evita que seus dedos sejam sujados”, explicou Gomes.
Além disso, a nova tecnologia também elimina o uso do flash nas fotos, sendo uma solução especialmente voltada para crianças autistas com sensibilidade à luz. “O kit atende à necessidade de um serviço humanizado e qualificado, proporcionando mais conforto e segurança, tanto para as crianças quanto para os adultos”, complementou Gomes.
A representante da empresa responsável pela tecnologia, Andressa Silveira, destacou que essa inovação visa garantir a qualidade da identificação civil infantil e prevenir crimes envolvendo menores, assegurando a segurança desde os primeiros dias de vida.