O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrou uma alta de 0,43% em abril, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da elevação, o resultado representa uma desaceleração em relação ao mês de março, quando o índice havia apresentado um aumento de 0,56%.
No acumulado do ano de 2025, o IPCA já soma uma alta de 2,48%. Considerando os últimos 12 meses, a inflação oficial do Brasil acumula um avanço de 5,53%, um ligeiro aumento em relação aos 5,48% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2024, a variação do IPCA havia sido de 0,38%.
A pressão inflacionária em abril foi exercida principalmente por dois grupos: Alimentação e bebidas, com destaque para a alta nos preços da alimentação fora do domicílio, e Saúde e cuidados pessoais, influenciado pelos reajustes de até 5,09% nos preços dos medicamentos, que entraram em vigor a partir de 31 de março. A exceção ficou por conta do grupo Transportes, que apresentou uma leve deflação de 0,38%.