Pular para o conteúdo

Isenção do Imposto de Renda passa a valer para quem recebe até dois salários mínimos

Compartilhe

Começou a valer nesta quinta-feira (1º) a nova faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R\$ 3.036 por mês, equivalente a dois salários mínimos em 2025. A medida cumpre uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi possível após a publicação de uma Medida Provisória (MP) pelo governo federal.

A atualização da tabela do IR beneficia diretamente trabalhadores e aposentados de baixa renda e será sentida na prática apenas em 2026, quando for aberto o período para entrega da declaração referente aos rendimentos recebidos neste ano.

Apesar da mudança, apenas as duas primeiras faixas da tabela progressiva foram ajustadas. As demais seguem inalteradas desde 2015, o que, segundo especialistas, compromete a justiça tributária. Veja como ficou a nova tabela:

Base de Cálculo (R\$)Alíquota (%)
Até 2.428,800
De 2.428,81 até 2.826,657,5
De 2.826,66 até 3.751,0515
De 3.751,06 até 4.664,6822,5
Acima de 4.664,6827,5

Projeto prevê isenção até R\$ 5 mil

Além da medida provisória, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei para ampliar a faixa de isenção para quem recebe até R\$ 5 mil por mês. A proposta está em análise e, se aprovada ainda em 2025, pode passar a valer já em 2026. Para compensar a perda de arrecadação, o projeto propõe alíquotas adicionais para contribuintes com rendimentos acima de R\$ 600 mil anuais.

Salário mínimo em 2025

O novo salário mínimo de R\$ 1.518, em vigor desde 1º de janeiro, representa um ganho real acima da inflação. O valor foi definido com base em uma nova metodologia, que considera a inflação pelo INPC e o crescimento do PIB dos dois anos anteriores, limitado a 2,5%.

O salário mínimo também influencia benefícios sociais e previdenciários, como o Bolsa Família, aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o Dieese, aproximadamente 59 milhões de brasileiros têm rendimentos vinculados ao valor do mínimo, incluindo cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas.

Orçamento atrasou a medida

Embora o novo valor do mínimo estivesse em vigor desde janeiro, a MP com a correção da tabela do IR só pôde ser publicada em abril, após o Congresso Nacional aprovar o orçamento de 2025. O atraso se deveu a negociações para aumentar a transparência nas emendas parlamentares.

Ultimas notícias

Bolsonaro recebe alta hospitalar após 22 dias internado em B...
Cantor sertanejo Hugo, da dupla com Raphael, sofre traumatis...
Sessão Extraordinária aprova projetos cruciais para Itabaian...
O Cônego Esquecido.(por Antonio Samarone)
Marcelo Balla é mais um nome de Sergipe a chegar no Top 100 ...
Declaração de ganhos em apostas exige atenção redobrada dos ...