Itabaiana – 350 anos. A força dos esportes.
(por Antonio Samarone).
Hoje, Itabaiana possui três ginásios de esportes. Entretanto, somente no final 1964, inaugurou-se a primeira quadra encimentada, para a prática do futebol de salão.
A quadra Antonio Bispo de Souza, ao lado do Murilo Braga, foi inaugurada festivamente com um torneio de futebol de Salão, entre a seleção do Murilo Braga e três times do Aracaju.
Uma novidade: a obra foi custeada com dinheiro privado. Os estudantes José Antonio Macedo e Juarez Lima de Oliveira tiveram a iniciativa e foram a procura de um benfeitor.
Naturalmente, procuraram Antonio Bispo de Souza, um rico e dadivoso comerciante de açúcar, representante da Usina Pinheiro nos sertões de Sergipe e Bahia. Ocorreu o esperado: Seu Antonio Bispo de Souza doou 200 mil cruzeiros, uma pequena fortuna. A Ação Social Católica, na pessoa de Zé Queiroz da Costa, também contribuiu.
Esse Antonio Bispo de Souza só pode ser Durval do Açúcar. Palmas, acertaram. Durval do Açúcar era o mecenas oficial da cidade.
No mesmo período (1964), estava sendo inaugurada a primeira arquibancada do velho Etelvino Mendonça, no final do Beco Novo. A arquibancada media 50 metros, com 5 degraus, e capacidade para 750 pessoas. Foi uma grande obra.
Para a custear a construção, o Itabaiana realizou um bingo, com dois prêmios: 1 terno de Nycron para homens e 1 conjunto Slack-JK para senhoras. A cartela custava 200 cruzeiros. Não me lembro quem ganhou.
O presidente do Itabaiana era o senhor Jeconias Ferreira Lima.
O torcedor não seria mais obrigado assistir aos jogos em pé, com a cara no alambrado. Era o conforto chegando. Fizeram até duas cabines para as rádios, sanitários e vestiários para os atletas.
O Etelvino Mendonça, do Beco Novo, deixava de ser um campo de futebol e virava um estádio.
Antonio Samarone – medico sanitarista.