A Jaguar Land Rover (JLR) anunciou neste sábado (5) a suspensão temporária das remessas de seus veículos fabricados na Grã-Bretanha para os Estados Unidos durante o mês de abril. A medida é uma resposta à tarifa de 25% imposta pelo presidente americano Donald Trump sobre carros importados.
Em comunicado, a JLR informou que a pausa nos envios é uma ação de curto prazo enquanto a empresa avalia como mitigar o impacto financeiro da tarifa e desenvolve planos de médio e longo prazo para o mercado americano. Os Estados Unidos representam um importante mercado para a JLR, sendo o segundo maior importador de seus veículos fabricados no Reino Unido, depois da União Europeia.
A indústria automobilística britânica expressou preocupação com as novas tarifas, que podem afetar significativamente suas exportações para os Estados Unidos. A JLR estima ter um estoque de veículos nos EUA que não estarão sujeitos às novas tarifas por alguns meses, o que permite a suspensão temporária dos envios enquanto a empresa define sua estratégia para o mercado americano.