O evento, alusivo ao Janeiro Branco, tem por objetivo promover o bem-estar e cuidado com aqueles que dedicam grande parte de suas trajetórias para proteger a sociedade
Na manhã desta quinta-feira, 23, a Polícia Militar de Sergipe, por meio da Assessoria de Promoção da Qualidade de Vida (Pró-Vida), realizou a II Caminhada da PMSE alusiva ao Janeiro Branco, mês em que se destaca a atenção com a saúde mental. O evento teve início na Praça Graccho Cardoso, Bairro São José, e percorreu ruas e avenidas da capital.
O Janeiro Branco retrata a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. A escolha pelo primeiro mês do ano está atrelada ao significado de recomeço e a cor branca remete a uma folha de papel ou tela em branco, trazendo a oportunidade de que cada pessoa possa reescrever uma nova história.
Para a major Gilmeire, que atualmente responde pela coordenação do Pró-Vida, o momento é de grande importância, pois, além de promover o bem-estar, a ação simboliza cuidado com aqueles que tanto necessitam de atenção. “É por meio do olhar diferenciado, do olhar profissional e de uma escuta qualificada que salvamos vidas. O nosso objetivo é mostrar que a saúde mental deve ser encarada como uma responsabilidade de todos”, frisou.
A Coordenadora no Núcleo de Apoio Psicossocial (Napss), tenente Edenia Ramos Machado, ressaltou que o evento faz parte de uma série de atividades e assistências à nossa tropa, que visa contribuir com a saúde daqueles que dedicam grande parte de suas trajetórias para proteger a sociedade.
“Entendemos que os olhares precisam ser voltados não somente para o profissional, mas também para o policial militar como um ser humano. Agradeço ao comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, pelo apoio e dedicação com a saúde dos militares”, destacou.
Para a sargento Cristiane, além do bem-estar e do cuidado, a caminhada serve para integrar os componentes da Corporação. “Nesses eventos, temos a oportunidade de encontrar muitos amigos e irmãos de farda. Juntos somos mais fortes e promovemos mais qualidade de vida uns aos outros”, declarou.
Fonte: Ascom PM/SE