Pular para o conteúdo

Jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio, reclamou de atendimento na DEAM horas antes de ser morta”

Compartilhe

A jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul, havia reclamado do atendimento recebido na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) horas antes de ser morta. Vanessa foi assassinada com três facadas no tórax pelo ex-companheiro, Caio Nascimento, após registrar um boletim de ocorrência contra ele.

Em áudios gravados antes do crime, Vanessa relatou que se sentiu desamparada durante o atendimento na DEAM. “Parece que tudo protege o cara, o agressor. Ela passou aqui o telefone da oficial de justiça, passou a senha do processo pra eu ficar consultando, e do boletim de ocorrência ela disse que não adianta acrescentar, que não vai mudar muita coisa porque já foi para o judiciário”, desabafou.

A jornalista, que também era servidora do Ministério Público do Trabalho (MPT), expressou sua exaustão e desespero: “Falei que precisava ir pra minha casa, faz dois dias que eu não tomo banho, não troco de roupa. Aí ela: então vai pra sua casa. Você já avisou ele? Manda mensagem falando pra ele deixar a casa. Eles não entendem a dimensão do negócio”.

Vanessa é a segunda vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul em 2025. O caso chocou a região e levantou questionamentos sobre a eficácia do sistema de proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

Investigação do atendimento:
O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degeroni Lúcio, informou que um procedimento será aberto para apurar o atendimento prestado a Vanessa Ricarte na DEAM.

O crime reforça a urgência de melhorias no sistema de proteção às mulheres e no combate à violência doméstica.

Ultimas notícias

Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 0...
Vídeo: anotações vazadas entre Hugo da Emsurb e Thiago de Jo...
Rio e Ceará unem forças contra crime organizado em operação ...
Vazamento de anotações expõe articulação política com Thiago...
Mulher morre em grave acidente entre moto e carro na rodovia...
Mudança na Paróquia Santo Antônio e Almas: Arquidiocese de A...