Pular para o conteúdo

Lagartixas em casa: pequenas visitantes benéficas

Compartilhe

 Aliadas Naturais: Entenda por que as Lagartixas Aparecem na Sua Casa e os Benefícios da Sua Presença

É comum encontrar pequenas lagartixas circulando pelas paredes e tetos de nossas casas. Longe de serem um sinal de problemas, a presença desses pequenos répteis é, na verdade, um indicativo de um ambiente que oferece o que elas precisam para sobreviver: alimento, proteção e uma temperatura adequada. As lagartixas são animais ectotérmicos, ou seja, dependem da temperatura externa para regular seu próprio calor corporal.

Com hábitos noturnos, as lagartixas são mais frequentemente observadas durante a noite, momento em que saem de seus esconderijos em cantos escuros, frestas e atrás de móveis para caçar insetos. Segundo o herpetólogo Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências da USP, elas são atraídas por paredes, tetos e áreas próximas a fontes de luz, pois a luz, por sua vez, atrai uma variedade de insetos.

E é justamente essa preferência alimentar das lagartixas que as torna verdadeiras aliadas dentro de casa. Elas se alimentam de uma vasta gama de insetos considerados pragas domésticas, como mosquitos, baratas, aranhas, traças e até mesmo escorpiões. Dessa forma, a presença das lagartixas contribui para a redução natural dessas criaturas incômodas, ajudando a manter o ambiente mais limpo e livre de vetores de doenças.

Portanto, ao avistar uma lagartixa em sua casa, lembre-se que ela é uma visitante inofensiva e benéfica, atuando como um controle de pragas natural e silencioso. Não há motivo para alarme ou tentativa de eliminá-las. Pelo contrário, sua presença pode ser vista como um sinal de um ecossistema doméstico em equilíbrio.

Ultimas notícias

Tragédia familiar tira Mano Menezes do comando do Grêmio
Reinaldo Carneiro Bastos confirma candidatura à Presidência ...
Marcos Molina: de açougueiro mirim a gigante bilionário da a...
Falcon X Itabaiana pelo Campeonato Sergipano Sub-20.
Confiança busca sair do Z-4 da Série C com vitória e secando...
Governo conclui repasse de R$ 363,2 milhões da venda da Deso...