O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a primeira-dama Janja da Silva das críticas da oposição sobre os gastos públicos com suas viagens internacionais. Em entrevista coletiva neste sábado (29), antes de deixar o Vietnã, Lula afirmou que Janja “não é clandestina” e “vai continuar fazendo o que ela gosta”.
Lula rebateu as críticas, afirmando que Janja viaja a convite de autoridades estrangeiras e em missões oficiais, representando o presidente em eventos importantes. Ele citou a participação da primeira-dama na cúpula Nutrition for Growth (N4G) em Paris, a convite do presidente francês Emmanuel Macron, para discutir a aliança global contra a fome e a pobreza.
O presidente criticou a oposição, classificando as críticas como “molecagem, fake news e irresponsabilidade”. Ele afirmou que Janja tem “maioridade suficiente” para responder a críticas sérias, mas não precisa se explicar sobre acusações infundadas. Lula também destacou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já arquivou uma representação da oposição sobre os gastos com as viagens de Janja, considerando as reclamações improcedentes.