Empresário faleceu aos 77 anos após complicação cardíaca; fortuna bilionária será dividida entre cinco filhos
O empresário pernambucano Paulo Sérgio Macedo faleceu aos 77 anos nesta segunda-feira (21), após sofrer uma complicação cardíaca durante o retorno ao Recife, vindo de sua casa de praia em Serrambi, no Litoral Sul de Pernambuco.
Macedo era conhecido por ter construído um império no setor de segurança de valores, sendo ex-proprietário da Nordeste Segurança de Valores, empresa vendida ao grupo espanhol Prosegur em 2012. O negócio foi avaliado em mais de R$ 800 milhões, consolidando Macedo como um dos empresários mais bem-sucedidos do Nordeste brasileiro.
De acordo com a revista Forbes, Macedo integrava a lista de bilionários do país, ocupando a 260ª posição no ranking nacional de riqueza, com patrimônio superior a R$ 1 bilhão. Sua morte reacende o debate sobre a divisão dessa fortuna, que será herdada por seus cinco filhos, frutos de três diferentes relacionamentos: Paulo, Elena e Zélia (com Dolly Dalla Nora), Maria Paula (com Tatiana Marques) e Maria Vittoria (com Juliana Macedo, sua esposa atual).
Após vender a Nordeste Segurança de Valores, Macedo passou a dividir sua vida entre São Paulo e Portugal, mantendo investimentos nos setores financeiro e empresarial. Também teve forte atuação nos bastidores da política pernambucana, sobretudo durante os mandatos do ex-governador Jarbas Vasconcelos (1999–2006).
A morte do empresário gerou comoção entre nomes do meio político e empresarial. Em nota, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), lamentou a perda e afirmou que Macedo deixa um “legado de liderança e geração de empregos” no estado.