Pular para o conteúdo

MPC-SE media diálogo entre pais e Seduc sobre transporte escolar na Zona Rural de Socorro

Compartilhe

Os pais dos povoados Bita, Lavandeira, Oiteiros, Quissamã, Pai André e Santo Inácio temem que a falta de informações claras sobre o transporte escolar

Pais de estudantes da zona rural de Nossa Senhora do Socorro manifestaram preocupação com a continuidade do transporte escolar em 2025. Diante disso, o Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC-SE) promoveu uma reunião nesta terça-feira, 21, para discutir o tema com representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). 

Os pais dos povoados Bita, Lavandeira, Oiteiros, Quissamã, Pai André e Santo Inácio temem que a falta de informações claras sobre o transporte escolar para o próximo ano letivo comprometa o acesso de seus filhos à educação. Um aviso da Seduc sobre os procedimentos de matrícula, que mencionou o transporte, gerou dúvidas e insegurança entre os moradores.

O procurador-geral do MPC-SE, Eduardo Côrtes, destacou a urgência em encontrar uma solução para garantir o transporte escolar aos estudantes da zona rural, lembrando que a questão já havia sido levantada em 2024. A logística do transporte, considerando a proximidade de alguns povoados com Aracaju, também foi abordada como um ponto crucial a ser analisado.

O procurador João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, que também é coordenador do Pacto pela Educação, reforçou a necessidade de assegurar a locomoção de todos os alunos. Na ausência de unidades escolares nos povoados, os critérios da racionalidade e eficiência na gestão do transporte escolar precisam ser analisados, conforme expôs Bandeira de Mello.

Ficou acordado que uma nova reunião será agendada com a participação do secretário da Seduc, diretores da pasta, o conselheiro José Carlos Felizola, representantes dos pais e procuradores do MPC-SE. O objetivo é encontrar uma solução definitiva para garantir o transporte escolar aos estudantes da zona rural de Socorro.

Além dos membros do MPC-SE, estiveram presentes a diretora de Transporte da Seduc, Sandra Ribeiro, e o coordenador Sidney de Melo Carvalho, da 5º Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI).

Foto: Cleverton Ribeiro

Ultimas notícias

Presidente do TJSE assume interinamente o Governo de Sergipe...
Ação conjunta localiza investigado por diversos crimes em Ri...
Incêndio atinge casa em Itabaiana após queima de lixo em ter...
Deputado Georgeo fala sobre supostas irregularidades no TAF ...
SMTT notifica empresa por uso de ônibus com mais de 12 anos ...
Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara