Pular para o conteúdo

MPT-SE PARTICIPA DE EVENTO SOBRE PATERNIDADE RESPONSÁVEL NO MPSE

Compartilhe

Encontro reuniu autoridades e destacou legislação e desafios que envolvem o tema

A paternidade responsável foi o tema que norteou um encontro na Escola Superior do Ministério Público de Sergipe (MPSE), nesta segunda-feira (26). A promotora de Justiça Lilian Carvalho conduziu o evento, que abordou aspectos relacionados ao fluxo, legislação e desafios contemporâneos que envolvem a paternidade responsável.

O procurador do Trabalho e coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Alexandre Alvarenga, participou da reunião e destacou a importância da iniciativa, que faz parte de um projeto desenvolvido no MPSE. “Esse projeto está próximo de completar 20 anos e ainda se faz necessário. Neste mês, que é o mês dos pais, é importante ter uma iniciativa como esta, para que muitas crianças adolescentes conheçam seus pais e não só estes, mas também a sua ancestralidade. A metade da família passa a ser conhecida a partir de um ato simples e, ao mesmo tempo, significativo, que é o registro, o reconhecimento da paternidade”, destacou o procurador.

O projeto Paternidade Responsável começou em 2004, com o objetivo de garantir à criança e ao adolescente o direito ao reconhecimento paterno no Registro Civil. Um caminho para estabelecer laços afetivos e assegurar a dignidade das pessoas em desenvolvimento. “Com esse trabalho e reconhecimento, há o envolvimento de outros familiares, a exemplo de uma tia, uma avó. Às vezes, o pai não será tão presente quanto gostaríamos, mas não podemos negar esse direito à criança e ao adolescente”, ressaltou a promotora de Justiça Lilian Carvalho.

Durante o evento, um aspecto em destaque foi a relação entre o projeto e o incentivo à Aprendizagem Profissional, em especial voltada às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além de promotores de Justiça, também participaram do encontro a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, e o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Ultimas notícias

Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 1...
Montante esquecido no Banco Central chega a R$ 9,1 bilhões p...
PGR pede condenação de acusados no Caso Marielle Franco ao S...
AGU exige remoção de Fake News contra Janja da Silva nas red...
Ministério do Esporte une forças com entidades para combater...
Ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, morre aos 89 A...