Município de Carira conquista Selo Unicef por avanços nas políticas públicas para as crianças e adolescentes

Compartilhe

Município de Carira conquista Selo Unicef por avanços nas políticas públicas para as crianças e adolescentes

O município de Carira está entre os municípios brasileiros que conquistaram o Selo Unicef 2024. A certificação confirma os avanços nas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência.

Segundo o Unicef, para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência, melhorando a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho – além de investir na saúde física e mental de meninas e meninos. Eles também promoveram hábitos de higiene e acesso à água limpa; protegeram crianças e adolescentes das violências; e garantiram proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais. 

“A conquista do Selo Unicef é um reconhecimento a todos os projetos e ações que a nossa gestão está promovendo para efetivar e ampliar as políticas públicas para as nossas crianças e adolescentes, garantindo os seus direitos e melhorando a qualidade de vida. E vamos fazer muito mais nos próximos anos, mantendo compromisso de priorizar, acima de tudo, os cidadãos e cidadãs carirenses”, afirmou o prefeito Diogo Machado.

 Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Por: assessoria

Ultimas notícias

Presidente Lula está proibido de usar viagra e realizar ativ...
Radialista Dantas Mendes morre aos 67 anos em Aracaju
Adolescente é apreendido por envolvimento em duplo homicídio...
Horóscopo do dia 26 de dezembro de 2024: Confira as previsõe...
André Moura e Alessandro podem ser os senadores da base gove...
Família come bolo e três pessoas morrem; duas estão hospital...