No Brasil, muitas mudanças ainda precisam ser implementadas para o avanço nos resultados no processo de alfabetização. É o que mostra a última edição da avaliação Progress in International Reading Literacy Study (Pirls), realizada em 2021. Na comparação com os 43 países que aplicaram os testes no 4.° ano do Ensino Fundamental, o Brasil teve média de 419 pontos (entre zero e mil), pouco acima da pontuação mais baixa da escala. Assim, ficou atrás de países como Uzbequistão e Azerbaijão, e estatisticamente empatado com Irã, Kosovo e Omã.
No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, o Colégio Integrado ressalta o quanto a criança se interessa por este processo, pois aprender a ler e escrever são anseios muitos significativos deste estágio do desenvolvimento. Uma alfabetização de qualidade impacta positivamente toda a vida escolar das crianças, e o domínio da leitura e da escrita abrirá as portas para todo o conhecimento e habilidades intelectuais a serem adquiridos. Com três unidades, a instituição foca neste trabalho especialmente em sua unidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), onde a alfabetização é abordada com métodos científicos que respeitam a maneira como o cérebro aprende, aliando as melhores práticas de ensino e criatividade infantil.
A diretora da unidade Flamboyant Kids do Colégio Integrado, Stephanie Siqueira, explica que a alfabetização é um processo que envolve duas grandes esferas: o preparo psicomotor e a cognição, ou seja, as habilidades manuais direcionadas pela intencionalidade da escrita (como o fortalecimento do tônus muscular da mão, a maneira correta de se manusear os instrumentos da escrita e o desenho adequado dos traçados das letras), e as capacidades cognitivas ao ler e escrever (como a exata correlação fonema-grafema (som e letra), a composição de sílabas, palavras até o nível da frase e do texto, a rapidez da decodificação até a fluência da interpretação). “Nossa abordagem proporciona um repertório riquíssimo de atividades para cada uma destas esferas; e o envolvimento das crianças demonstra que fazemos uma alfabetização que respeita o seu desenvolvimento e a motiva a adentrar este universo desafiador e envolvente. E, uma vez que a alfabetização se consolida, um mundo maravilhoso do conhecimento se abre diante da criança e ela se vê capaz de ir atrás dos assuntos e informações que mais deseja. A criança na segunda fase da infância possui um desejo intrínseco em entender como o mundo funciona, e a leitura e a escrita são como uma chave com a qual ela abrirá as portas de todo o conhecimento a ser conquistado”, destaca.
Sobre o Colégio Integrado
O Colégio Integrado é uma instituição de ensino de Goiânia (GO) que oferece formação baseada em princípios éticos, com olhar direcionado para a integralidade do desenvolvimento acadêmico, social e profissional dos estudantes. A escola possui três unidades, sendo duas voltadas para o Ensino Fundamental e Médio – que são as unidades Jaó e Areião – e a unidade Flamboyant Kids, voltada para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano).