Projeto com nova metodologia será ampliado para mais seis cursos na Unit

Redação, 26 de Janeiro , 2024

A Universidade Tiradentes (Unit) vai agregar, neste ano, mais seis cursos de graduação ao Projeto Inova Tiradentes, implementado em 2023 e baseado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerada uma das mais eficazes do Século 21. A partir do primeiro semestre, ele passa a ser implementado nos cursos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição. No segundo, será a vez dos cursos de TI: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Ciências da Computação e Sistemas de Informação). 

O Inova foi implementado a partir da reformulação curricular dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia. Neste primeiro ano de atuação, ele envolveu um total de 34 professores e 1.144 estudantes destes cursos, que puderam desenvolver um total de 331 projetos de pesquisa e extensão, englobados nas chamadas Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (Pipex) e desenvolvidos dentro de cada turma como parte das atividades de cada semestre. Estes projetos, na prática, representam uma intervenção concreta e direta em comunidades e localidades, a partir de problemas ou questões reais. 

“As ações se realizam efetivamente, por um lado, na visão do aluno em relação à comunidade, à consciência de seu papel político como sujeito que pode contribuir desde sua formação para a transformar a realidade. Por outro lado, a comunidade se apresenta com sua realidade, seus problemas e dificuldades e olha a universidade como um instituição parceira que oferece seu conhecimento científico para fortalecer a comunidade e apoiá-la em sua capacidade de autonomia, criatividade e resolução de problemas”, destaca o professor Ronaldo Linhares, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, ao afirmar que o Inova efetiva a extensão como um dos tripés da Universidade e representa uma mudança conceitual de aprendizagem e formação acadêmica.  

Estas intervenções foram possíveis a partir de um total de 80 parcerias firmadas pela Unit, através de seus professores e ou de seus núcleos de extensão, com empresas de diversas áreas de mercado, entidades da sociedade civil, órgãos públicos, ONGs e lideranças comunitárias, estrategicamente escolhidos para possibilitar o contato dos alunos com o mercado de trabalho. 

Ao identificarem os problemas apresentados, os estudantes desenvolvem os projetos com a orientação de docentes e o auxílio de profissionais e empresários de outras instituições ou organizações. Nesta fase, os alunos aplicam os conteúdos e conhecimentos adquiridos nas aulas, exercitando a prática das atividades que irão desempenhar futuramente no mercado ou na própria academia. Segundo a professora Michelline Simões do Nascimento, gerente de Avaliação e Acreditação da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma tendência para o ensino superior no Século 21 e propõe uma metodologia de ensino completamente diferente do modelo tradicionalmente aplicado na maioria das escolas, no qual o aluno é protagonista e constroi o seu processo de aprendizagem. 

“É promover nesse aluno e dar o protagonismo para que eles construam os seus processos de aprendizagem, alicerçados nas ferramentas que a instituição disponibiliza, mas que eles saibam também fazer juízo de valor dessa mudança que eles estão vivenciando. O aluno ganha muito mais responsabilidade sobre a construção desse seu processo de aprendizagem. O professor é um orientador e um facilitador de tudo aquilo que vai ser desenvolvido, seja por meio de um projeto profissional, seja por meio das práticas inovadoras de extensão, seja por meio do componente de competências para a vida e carreira. Todos esses elos se unem para que o aluno seja o protagonista do seu processo de aprendizagem, do seu processo de crescimento profissional”, diz Michelline.

A pró-reitora de Graduação da Unit, professora Arleide Barreto, acrescenta que a preocupação com a aprendizagem é a mesma, mas, no caso da metodologia utilizada no Projeto Inova, é sustentada em dar sentido ao que o aluno está aprendendo. “É alinhar o conhecimento com a vida, à experiência. Estamos querendo conhecer melhor o ser humano, as mudanças impactadas na natureza pelas ações na sociedade, as necessidades geradas pelos desafios previstos ou inusitados, para nesta direção buscarmos preparar os nossos alunos para a vida e a carreira. Por isso, estamos sempre nos reinventando e inovando”, completa. 

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?