Minas Gerais enfrenta epidemia de dengue

Redação, 27 de Janeiro , 2024

Foto: MS


O Governo de Minas Gerais decretou emergência em saúde por causa da explosão de casos de dengue. A confirmação foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (27/1) e valerá por seis meses.

Segundo o decreto, assinado pelo Governador Romeu Zema (Novo), “Fica autorizada a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de Arboviroses”.

No último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em 22 de janeiro, Minas tinha 11.490 casos confirmados de dengue e 3.067 de chikungunya. Os números representam um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período do ano passado.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos. Em casos graves, a dengue pode levar à morte.

O Governo de Minas Gerais anunciou que adotará uma série de medidas para conter o avanço da epidemia. Entre elas, estão:

Fortalecimento da vigilância epidemiológica;


Intensificação das ações de controle do mosquito;


Distribuição de material informativo para a população;


Campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da doença.


A população também pode contribuir para conter o avanço da epidemia tomando medidas simples, como:

Eliminar todos os focos de água parada;


Manter os quintais limpos;


Colocar telas nas janelas e portas;


Usar repelentes quando estiver ao ar livre.


O Governo de Minas Gerais alerta que a população deve ficar atenta aos sintomas da dengue e procurar um médico se apresentar algum deles.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?