Coluna Radar por César Cabral - 28 de janeiro de 2024

Redação, 28 de Janeiro , 2024

 


Chuvas de verão

As fortes chuvas que caíram na última sexta-feira (26), em Canindé de São Francisco, fizeram com que o Governo de Sergipe, de forma prudente, cancelasse, momentâneamente, o “Verão Sergipe” que estava programado para ser realizado neste final de semana, naquela localidade. A chuva torrencial veio acompanhada de ventos muito fortes, trovões e relâmpagos intensos. Todavia, ao amanhecer do sábado (27), o tempo melhorou consideravelmente e o evento voltou a ser confirmado. Ontem à noite, subiram ao palco Maria Milena, Luiza Martins, Iguinho e Lulinha e Naurêa, que animaram o público presente. Excepcionalmente, em virtude do adiamento da programação na noite de sexta-feira, 26, por orientação da Defesa Civil em razão das fortes chuvas, hoje, domingo (28), também haverá shows artísticos. A programação começa às 15h, com Dan Chicleteiro, seguido por Vitor Fernandes, às 17h, e a dupla Ramon e Randinho, às 19h. 

A natureza das coisas

Sabe aquela música que diz “amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada”? É mais ou menos assim que está desenhada a eleição para prefeito de Aracaju. Os partidos da base do governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciaram candidaturas próprias, mas recuaram um pouco, após reunião com o chefe do Executivo. Ventilou-se, então, que haverá um consenso e apenas um candidato(a) representará o agrupamento. Todavia, nos últimos dias, surgiram fortes comentários sobre a manutenção de candidaturas individuais, por parte de alguns partidos da base.

A natureza das coisas 2

O principal deles é o União Brasil, comandado pelo ex-deputado federal André Moura. Segundo apurou a Coluna, a deputada federal Yandra Moura (UB-SE), filha de André Moura, é candidatíssima a prefeita de Aracaju e o seu “papi” não abre nem para um trem carregado de votos. São vários os interesses nesse sentido e os argumentos para convencer o governador desta decisão são bastante robustos. Por isso, Yandra continua em pré-campanha acelerada, percorrendo os bairros, feiras livres e andando no meio do povo. Como diz a música, “observe quem vai subindo a ladeira, seja princesa ou seja lavadeira, pra ir mais alto vai ter que suar”... Não é à toa que Yandra tem suado a blusa todos os dias.

Pulga nas orelhas

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) está animado com a decisão do governador Fábio Mitidieri (PSD) de apoiar aquele que for o escolhido por Edvaldo e, como todos já sabem, não é outro senão Luiz Roberto, que vem a ser secretário de infraestrutura do Governo do Estado.Todavia, a postura de André Moura em manter a candidatura de Yandra tem deixado o prefeito desconfiado quanto à unidade do bloco governista. Segundo Edvaldo, há cinco meses André teria lhe garantido apoio a Luiz Roberto. E foi?

Estão se ajeitando

Pelo andar da carruagem, parece que Fábio e Edvaldo já acertaram os ponteiros para a definição da chapa que vai disputar a prefeitura de Aracaju. Com Luiz Roberto definido como candidato a prefeito, caberá a Fábio Mitidieri indicar o candidato a vice. E é exatamente aí que a porca torce o rabo. Tem muito aliado querendo ocupar essa vaga.

Ajeita aqui, ajeita ali

Toda essa disputa pela composição da chapa que vai concorrer à prefeitura de Aracaju é “pinto”, em relação ao que está vindo por aí, quando o assunto é a vaga para a candidatura a vice-governador em 2026. Apesar de ainda não definida, tem um cacique, muito experiente e que pouco aparece, que já colocou o dedo em cima, requerendo para si a indicação do postulante. Sem fazer nenhum barulho, sabe, como poucos, dar as cartas na hora certa. Na manga, tem uma carta que vale ouro…

Marcação por zona

O governador Fábio Mitidieri (PSD) pode até negar, mas ele vem adotando uma rigorosa “marcação” contra as investidas de Rogério Carvalho e André Moura nos colégios eleitorais do interior sergipano. Dessa forma, nos municípios em que os dois patrocinarem candidaturas a prefeito, Fábio apoiará um adversário. Com André, a disputa é mais sutil, mais diplomática, muito embora seja de vera. Em relação aos candidatos apoiados por Rogério, o bacalhau muda de panela. A ordem é partir pra cima e ocupar todos os espaços, pois, teoricamente, Rogério Carvalho será o provável adversário na sua reeleição, em 2026. 

Vai que é tua, companheiro!

Um grupo de petistas do Diretório Municipal de Aracaju começou a defender a candidatura do senador Rogério Carvalho (PT-SE) a prefeito da capital. Depois que Eliane Aquino, praticamente, saiu do páreo por livre arbítrio, os militantes não desistem de um nome de peso para suceder Edvaldo Nogueira. Como senador, Rogério vai como franco atirador, apesar de que, pelo seu arrojo, não é de desperdiçar munição. Se mirar no alvo, não há dúvida de que será um forte candidato.

Juntos e misturados

A prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira (PSD), protagonizou um ato político na última sexta-feira (26), oportunidade que apresentou para seus simpatizantes alguns pré-candidatos a vereador. O evento contou com as presenças de diversas lideranças locais, tais como o deputado Chico do Correio (PT), ex-deputado Jairo de Glória, ex-prefeito Sérgio Oliveira, ex-prefeito Zico e Maysa Dantas (neta do ex-prefeito Antônio Alves Feitosa, Toinho). O vereador Alex Pintado será candidato a prefeito e está disposto a enfrentar, sozinho, todo esse grupo. A oposição está confiante na sua vitória, pois acredita que ele tem bala na agulha para ganhar o pleito. 

Olho no prazo

Os eleitores têm até o dia 8 de maio para regularizar o título de eleitor. Quem estiver em situação irregular deve ficar de olho, pois, se perder o prazo ficará sem votar nas eleições deste ano. Da mesma forma, quem deseja transferir o domicílio eleitoral tem até o dia 8 de maio para fazê-lo. Só lembrando: quem quiser mofar na fila, é só deixar para a última hora.

Posse no MPE

Amanhã (29) o Promotor de Justiça Deijaniro Jonas Filho será empossado no cargo de Procurador de Justiça, cuja solenidade está marcada para às 10h, na sede do Ministério Público do Estado de Sergipe. Ele foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, por critério de merecimento, em sessão extraordinária do Conselho Superior do MPSE, realizada no dia 22 de dezembro de 2023. Deijaniro ingressou no Ministério Público em 29 de dezembro de 1992 e atuou nas Promotorias de Justiça de diversas Comarcas do interior sergipano.

Baculejo

A Polícia bateu na porta do apartamento da jornalista Gleice Queiroz, nas primeiras horas da última quinta-feira (25), a fim de cumprir mandado de busca e apreensão. Segundo B.O. feito pela Secretaria de Estado da Educação, alguns aparelhos sumiram da sala onde a jornalista trabalhava, após a sua exoneração do cargo. Segundo nota da Secretaria da Segurança Pública, durante o baculejo foram apreendidos um iPhone, um notebook e um fone de ouvido. Segundo a SSP, todos os aparelhos tinham os mesmos números de série informados no boletim de ocorrência. 

A melhor festa do mundo!

Termina hoje, em Propriá, a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, considerada a melhor de todo o Baixo São Francisco. Não há como negar que este ano o evento atingiu uma grandiosidade nunca vista em todos os seus 110 anos de existência. A começar pela comunidade católica, que através da peregrinação da imagem do Bom Jesus e das celebrações religiosas, engrandeceu, sobremaneira, o sentido maior da sua existência, que é homenagear e reverenciar a fé e a devoção ao glorioso Bom Jesus dos Navegantes.

A melhor festa do mundo! 2

Por outro lado, a participação do Poder Público Municipal, através do prefeito Valberto Lima (PSD) e toda a sua equipe, foi decisiva para o coroamento do sucesso alcançado. O investimento na contratação de artistas consagrados, a valorização dos talentosos representantes da cultura local e a disponibilização de ampla infraestrutura de apoio foram fatores imperiosos para a superação de todas as festas até então realizadas. Segundo o dono de um hotel, instalado há cerca de 20 anos, nunca foi registrada uma ocupação igual à deste ano. Propriá está de parabéns pela festa que começou no início do mês e termina hoje, coroada de pleno êxito. Fazer outra igual é muito difícil, mas não impossível.

Lagarto ganha mais uma Vara Criminal

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) aprovaram, por unanimidade, durante Sessão do Pleno, a criação da 2º Vara Criminal da Comarca de Lagarto. A decisão atende ao pedido feito pelo OAB/SE diante da alta demanda jurisdicional da região. Durante a votação, o presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio, destacou a atuação da OAB/SE para a criação da nova Vara Criminal e parabenizou a OAB/SE por ter essa ideia de cobrar ao Judiciário a criação da nova Vara. 

Pé no freio

Começa a valer a partir de hoje, domingo (28), a cobrança de multa para os motoristas que não realizaram o exame toxicológico em tempo hábil. Os condutores portadores das carteiras das categorias C, D e E que forem pegos dirigindo ônibus, caminhão ou carreta com o teste vencido há mais de 30 dias, serão autuados e terão que pagar multa de R$ 1.467,35 além de um brinde correspondente a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A exigência desse teste havia sido suspensa no Governo Bolsonaro.

Os anti-Cristo

A sociedade atual está quebrando todos os paradigmas seculares que estabeleceram princípios e regras da humanidade, em todo o planeta. Após defenderem a união de homem com homem e mulher com mulher, os “papa figos” agoram inauguraram um Templo, em Dubai, que vai abrigar todas as religiões, tais como o cristianismo, islamismo, budismo, judaísmo, hinduísmo, e etc, etc e tal. Pelo que se sabe, esses líderes defendem a escrita de uma nova Bíblia com ajuda da Inteligência Artificial, para corrigir algumas “inverdades” que estão contidas no Livro Sagrado. O Papa Francisco esteve presente na inauguração do Templo, em Dubai. Você acha que o mundo já acabou ou ainda falta alguma coisa?

Por Amor ao Iate

Parabéns aos organizadores do bloco “Por Amor ao Iate”, que ontem, mais uma vez, arrastou uma multidão pela avenida Beira Mar, no bairro Treze de Julho, em Aracaju, Puxado pelo cantor baiano Netinho, o bloco que já é uma tradição no período pré-carnavalesco, ainda teve a participação de Sergynho Pimenta, ex-vocalista da banda Pimenta Nativa, que “incendiou” o salão do Iate Clbe de Aracaju, no encerramento da festa. A expectativa agora é pelo também tradicional “Rasgadinho”, que sairá durante os dias de carnaval, com várias atrações nacionais. Já é carnaval, cidade!

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc