Veja dicas de como facilitar o período de adaptação escolar na volta às aulas

Redação, 29 de Janeiro , 2024

O período de volta às aulas é um momento cheio de novas emoções para as crianças, jovens, familiares e professores. Iniciar a vida na escola, mudar de colégio, a transição de séries, entre outras mudanças, fazem parte da trajetória educacional. Mas é preciso ficar atento, pois nem sempre essa adaptação será instantânea e fácil.  

Neste período, é comum que as crianças sintam emoções como medo, ansiedade e tristeza. Por isso, os pais também devem se preparar emocionalmente para lidar com a manifestação desses sentimentos nas crianças. De acordo com a psicóloga da Educação Infantil do colégio CCPA, Mariana Serrão, os comportamentos que podem exteriorizar essas emoções são: gritos, mau humor, deitar-se no chão, passividade, apatia, resistência à alimentação ou ao sono, comportamentos regressivos, e até mesmo ocorrência de doenças. 

Ainda segundo a psicóloga, vale ressaltar que cada criança terá seu tempo de adaptação e reação a ela, nem todas apresentarão as mesmas emoções e comportamentos. “Uma ferramenta importante para adaptação escolar é a construção da rotina, que pode ser iniciada antes do início das aulas. É papel da escola e dos pais tornar esse momento o mais acolhedor possível, transmitindo para criança confiança, afeto, paciência e a mensagem de que a escola é um ambiente seguro”, destacou. 

Confira algumas dicas:

 - Estabelecer horário para dormir e acordar;

 - Definir atividades de acordo com a idade ao longo turno que a criança vai ficar na escola, a fim de habituar o aluno a ter ocupação neste horário e ajustar o sono; 

- Caso a criança já faça uso de telas, é aconselhável que anterior ao início das aulas seja feita uma redução no tempo; 

Não há uma fórmula exata e nem segredo especial para o processo de adaptação, mas a integração da família e a escola é primordial para a adequação plena. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?