Futebol Brasileiro Desvendado: Quantos brasileiros jogam em clubes estrangeiros

Redação, 31 de Janeiro , 2024 - Atualizado em 31 de Janeiro, 2024

O futebol é o nosso esporte nacional. Somos os maiores campeões mundiais de futebol, apesar das decepções recentes, temos vários jogadores de alto nível e vai demorar pelo menos duas Copas do Mundo até outra seleção superar a nossa.

Apesar disso, a verdade é que a nata dos atletas brasileiros não joga no Brasil. Em vez disso, eles vão para lugares como a Europa. E lá, em clubes estrangeiros, eles são as estrelas que sempre são levadas em conta pelas melhores casas de apostas, como as classificadas pela Legalbet e empresas similares.  

Quantos brasileiros jogam em clubes estrangeiros?
De acordo com o Statista, em maio de 2023 cerca de 1290 brasileiros estavam jogando em clubes estrangeiros. Esses números mostram que o Brasil é o exportador de jogadores mais importante do mundo.

Uma análise de alguns jogadores da seleção brasileira

Se você tem alguma dúvida de que os melhores jogadores da seleção brasileira estão no exterior, vamos conferir alguns nomes da seleção brasileira com informações da Statista e Transfermarkt.

Neymar
De acordo com o Statista, em 2022 Neymar já estava na lista de atletas mais bem pagos de todos os tempos. Já a Transfermarkt diz que o valor de mercado de Neymar é de 45 milhões de euros. Neymar começou sua carreira nas categorias de base do Santos.

Ederson Santana de Moraes
O goleiro da seleção brasileira tem contrato com o Manchester City até 2026. De acordo com o Transfermarkt, seu valor de mercado é de 40 milhões de euros. Ederson começou a carreira no São Paulo.

Éder Militão
O zagueiro da seleção começou na base do São Paulo e atualmente tem contrato com o Real Madrid até 2028 com um valor de mercado de 70 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt.

Rodrygo Silva de Goes 
Atualmente com 23 anos, este brasileiro está no Real Madrid desde 2019. O atacante começou a carreira na base do Ceará. Atualmente seu valor de mercado é de 100 milhões de euros e seu contrato com o Real Madrid vai até 2028.

Carlos Henrique Casimiro
O ex-jogador do São Paulo teve passagens pelo Porto e pelo Real Madrid. Atualmente ele defende o Manchester United e tem um valor de mercado de 30 milhões de euros. Casimiro também é conhecido por ser titular absoluto da seleção brasileira. 

Marcos Aoás Corrêa (Marquinhos)
O zagueiro de apenas 29 anos começou sua carreira no Corinthians. Passou pela Roma e atualmente joga no PSG. Seu valor de mercado atualmente é de 60 milhões de euros. Marquinhos também é conhecido por ter perdido o pênalti que resultou na eliminação da seleção brasileira em 2022. 

Gabriel Jesus
Gabriel Jesus, de apenas 26 anos, saiu do Palmeiras, onde começou a carreira, e foi para o Manchester City bastante cedo. Ele acabou não conseguindo ser tão bom quanto era esperado e foi vendido para o Arsenal, seu clube atual. Seu valor de mercado é de 70 milhões de euros. 

Gabriel Martinelli 
Gabriel Martinelli, atacante com apenas 22 anos, começou sua carreira no Ituano, time de pouca expressão no futebol brasileiro. Em 2019, ainda muito novo, foi vendido para seu clube atual, o Arsenal. Seu valor de mercado é 85 milhões de euros. 

Os grandes clubes estrangeiros como o Real Madrid e Barcelona, acreditam tanto no potencial dos brasileiros que estão comprando atletas antes mesmo deles atuarem no profissional. Alguns deles são comprados antes mesmo de completar 18 anos. Os próximos dois casos são bons exemplos disso.

Vinicius Júnior
Nascido nos anos 2000, Vinicius Júnior foi vendido para o Real Madrid antes mesmo de fazer 18 anos. O brasileiro que jogava no Flamengo foi contratado com 16 anos pelo Real Madrid.

Endrick Felipe Moreira de Sousa
Outro brasileiro jovem que o Real Madrid não deixou passar. Antes mesmo de jogar como profissional, o Real Madrid comprou o atleta do Palmeiras por um pouco mais de 60 milhões de euros. 

Outros brasileiros no exterior
Alguns outros brasileiros bem conhecidos que estão no exterior no momento: 

Alisson Ramsés Becker: 31 anos. Goleiro do Liverpool.

Fábio Henrique Tavares: 30 anos, volante do Al-Ittihad.

Roberto Firmino Barbosa de Oliveira: 32 anos, atacante do Al-Ahli.

Philippe Coutinho Correia: 31 anos, atacante do Al-Duhail.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?