Itabaiana: Deso explica como funciona o programa de Tarifa Social

Redação, 03 de Fevereiro , 2024

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu uma ação de conscientização, nesta sexta-feira, 2, sobre o cadastramento do programa Tarifa Social e negociação de débitos para os moradores em Itabaiana, agreste sergipano. A comunidade que compareceu ao encontro, pode esclarecer dúvidas e atualizar o cadastro dos benefícios. A Tarifa Social oferece desconto de até 50% no valor da conta de água mensal para a população de baixa renda. Essas pessoas precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda de até um quarto do salário-mínimo por pessoa residente no imóvel interessado, o equivalente a R$ 330,00.

A assistente social e coordenadora de programas sociais da Deso, Aline de Jesus Lima, destacou que as ações da empresa garantem o acesso do usuário à água potável e ao saneamento básico. “O contato direto com a população usuária possibilita o esclarecimento de dúvidas referentes aos critérios e procedimentos para participar dos nossos benefícios e, consequentemente, contribui para que mais famílias possam ser beneficiadas”, pontuou. Para o gerente Comercial Centro-Oeste da Deso, Jean Marcks da Costa Nunes, este tipo de atividade é de extrema importância para que a população saiba quais são os direitos que tem e possa acessá-los. “A nossa meta é atingir 30 mil famílias cadastradas na tarifa social em todo estado e, por isso, estamos empenhados em levar informação aos moradores que realmente precisam desse benefício. Nosso objetivo é sempre garantir que a água chegue a todos e seja cobrada de forma justa”, ressaltou.

A assistente social da Deso, Anna Luiza Salgado Oliveira, proferiu palestra educativa para os participantes, explicando os programas sociais para a população de baixa renda no município. “É sempre bom levar o serviço para o público-alvo do benefício social e nossa missão aqui hoje foi essa. A educação transforma e firmar essa parceria com a população é muito valioso”, afirmou. Além disso, ela também distribuiu os formulários de cadastro da tarifa social para os participantes.

População

A agricultora e dona de casa Maria José Mendonça Lima demonstrou satisfação em participar do evento. Ela contou que a água é imprescindível para a sua lavoura. “Eu não tenho condição financeira muito boa, então vir aqui hoje foi essencial para aderir à tarifa social e poder reduzir minha conta”, relatou. Já a recepcionista Ivone Araújo aproveitou a palestra da Deso para coletar informações para a mãe, que se enquadra nos critérios da tarifa social, mas ainda não fez o cadastro. “Depois de hoje consegui esclarecer como é o processo e já vou sair daqui com o formulário preenchido para ajudar minha mãe”, celebrou.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?