Farmacêutico: explorando as inúmeras facetas de uma profissão em crescimento

Redação, 03 de Fevereiro , 2024

Com uma formação ampla e generalista, o farmacêutico é um profissional essencial para a saúde da população. O campo de atuação da profissão é amplo e diversificado, abrangendo desde a assistência farmacêutica, passando pela indústria, até a pesquisa.

De acordo com um levantamento do Sebrae, o setor farmacêutico brasileiro conta com quase 122 mil farmácias e drogarias, que empregam profissionais de diversos níveis de escolaridade, incluindo ensino fundamental, médio, técnico e superior.

“A profissão farmacêutica possui cerca de 135 especialidades, abrangendo 10 áreas de atuação distintas. Essas especialidades oferecem uma ampla gama de oportunidades para os graduados, desde farmacêuticos clínicos até profissionais envolvidos em gestão, pesquisa e indústria”, explica a coordenadora dos cursos da área da saúde da Universidade Tiradentes (Unit), Juliana Dantas.

Dentro do hospital, o farmacêutico pode atuar na área de suprimentos, no setor de compras e até na área de logística, gerenciando insumos e medicamentos hospitalares. Além disso, há a farmácia clínica, que pode trabalhar em conjunto com a equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, para supervisionar o uso de medicamentos e facilitar a comunicação efetiva entre a equipe médica e a farmácia.

“Após as recentes regulamentações, há uma lei que autoriza o farmacêutico a prescrever alguns tipos de medicamentos e indicar medicamentos isentos de prescrição. Isso significa que somos profissionais capacitados para avaliar qual medicamento é mais indicado para cada paciente. No ambiente hospitalar, mantemos um diálogo ativo com os médicos para encontrar a melhor alternativa terapêutica, acompanhando as regulamentações farmacêuticas e as oportunidades de avanço em nossa profissão”, pontua a coordenadora.

Preparando para o mercado

A Unit oferece aos seus alunos uma formação completa e voltada para o mercado de trabalho. A universidade conta com um corpo docente qualificado, laboratórios modernos e parcerias com empresas e órgãos públicos, que oferecem aos alunos oportunidades de estágios e práticas profissionais.

“Nossa proposta diária é formar alunos com os melhores requisitos, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais. Trabalhamos intensamente com os alunos nesse segmento, permitindo que se destaquem em estágios e entrevistas de emprego, levando esses diferenciais consigo”, pontua.

Egressa da Unit no ano de 2017, Danizete Oliveira compartilha sua própria experiência ao conseguir seu primeiro emprego ainda em processo de colação de grau. “Eu consegui meu primeiro emprego ainda em processo de colação de grau, consegui recém-formada escolher qual eu queria assumir. A Unit prepara o farmacêutico para o mercado de trabalho, ela oferece suporte técnico e estágios que nos possibilita ter a vivência e network, o que facilita a entrada no mercado de trabalho. Hoje sou farmacêutica responsável técnica e Coordenadora de Farmácia e suprimentos do Hospital Decós”, compartilha.

O analista de Desenvolvimento Humano PL da Unit, Wagner Santos, pontua a importância do Unit Carreiras e do Inova Tiradentes na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Ele enfatiza que, desde os primeiros semestres, os estudantes têm a oportunidade de procurar orientação profissional e planejamento de carreira.

“Esta interação se dá através do fornecimento da base teórica em sala de aula e o contato que o aluno tem com o mercado de trabalho, que é necessário para aplicar esse conhecimento teórico na prática. Por existir o setor voltado à empregabilidade, nossos alunos desde o primeiro semestre, já têm a oportunidade de nos procurarem para orientação profissional e realização de seu planejamento de carreira, para que, assim, no final do seu curso, possam ser contratados pela empresa que estiverem realizando estágio”, completa.

Exemplos de especialidades da profissão farmacêutica:

Farmácia clínica: atuação na área da saúde, supervisionando o uso de medicamentos e facilitando a comunicação entre a equipe médica e a farmácia.
Farmácia hospitalar: atuação na área de suprimentos, compras e logística de insumos e medicamentos hospitalares.
Farmácia industrial: atuação na pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos alimentícios.
Farmácia de análises clínicas: atuação no diagnóstico de doenças por meio da análise de amostras biológicas, como sangue, urina e secreções.
Farmácia magistral: atuação na manipulação de medicamentos personalizados, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Farmácia comunitária: atuação em farmácias e drogarias, prestando serviços de orientação farmacêutica, dispensação de medicamentos e outros produtos de saúde.
Farmácia veterinária: atuação na área da saúde animal, supervisionando o uso de medicamentos e fornecendo orientação aos tutores de animais de estimação.
A profissão farmacêutica está em constante expansão e oferece oportunidades de trabalho em diversas áreas, tanto no setor público quanto no privado. Os farmacêuticos são profissionais essenciais para a saúde da população e desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças.

 


Asscom Unit

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?