Blitz Cultural: festival leva teatro e música para as ruas do Bugio

Redação, 20 de Fevereiro , 2024

De 21 a 25 de fevereiro, o bairro Bugio, na zona Norte de Aracaju, será o palco principal da música e do teatro sergipanos. Durante o evento, o festival Blitz Cultural levará para escolas, ruas e praça da comunidade uma vasta programação artística. A iniciativa é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, e tem acesso gratuito.

Na quarta, 21, e na sexta-feira, 23, o Grupo Boca de Cena e a Companhia Circense Saurus realizarão oficinas artísticas e apresentações em escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino, são elas: Escola Municipal Manoel Bomfim, Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Escola Estadual Maria Marcia de Oliveira Moraes, e Colégio Estadual Francisco Rosa.

No sábado, 24, a programação do festival contará com o espetáculo teatral "Os Cavaleiros da Triste Figura", do Grupo Teatral Boca de Cena, e com os shows da banda Samba da Gente e do músico Alex Santana, que receberá no palco convidados especiais, como Taia, Nandinho D’Aguada e Banda Donali. Neste dia, as apresentações acontecerão em frente à sede do Grupo Boca de Cena, situada na Rua 4, n. 64, do Jardim Centenário. 

No domingo, 25, o palco da Blitz Cultural será a Praça Osvaldo Mendonça, no "final de linha do Bugio". O público presente no evento poderá curtir os shows do músico Roger Kbelera, com participação de Altemir, e das cantoras Anne Carol & Lari Lima; além de assistir ao espetáculo "Remundados", do Grupo Boca de Cena. Já a programação infantil do festival ficará por conta do projeto musical Bacuri. 

As apresentações serão comandadas pela jornalista e apresentadora do programa Giro Sergipe, Anne Samara, e pela atriz e educadora social, Thaty Meneses. 

O Festival

Esta será a 7ª edição da Blitz Cultural no Bugio, um projeto que tem como objetivo levar arte, cultura e entretenimento para os moradores da Zona Norte da capital, de forma gratuita e democrática. 

"Este projeto busca preservar, ativamente, a chama que instiga o reencantamento poético no cotidiano, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta em suas variadas expressões. Além disso, sabemos que uma cidade que negligencia a arte como elemento de saúde e cura está destinada à enfermidade, considerando que a arte nutre o espírito", explica o diretor do Grupo Boca de Cena, Rogério Alves. 

A presidenta do Boca de Cena, Patrícia Brunet, salienta que o festival também fomenta a economia da região, pois atrai pessoas de diversas localidades de Aracaju e do estado, o que também significa um maior movimento nos restaurantes, bares e lanchonetes da região.

"Além disso, trata-se de um espaço aberto, e as pessoas podem comercializar artesanato, a própria arte, além de alimentos e bebidas desde observam as regras sanitárias nacionais e estaduais. É, portanto, uma ótima oportunidade para que os nossos vizinhos possam vender seus produtos e gerar mais renda para suas famílias", ressalta Patrícia Brunet.

O Festival de Arte Blitz Cultural é realizado desde 2014, ano em que recebeu o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) através da Emenda Municipal concedida pelo então vereador Professor Antônio Bittencourt Júnior.

Boca de Cena

Fruto do Ponto de Cultura “Nosso Palco é a Rua” (SE), realizado pelo Grupo Imbuaça, o Grupo Teatral Boca de Cena foi fundado em 2005, com o intuito de utilizar as artes cênicas para partilhar e devolver para a comunidade os valores e conhecimentos aprendidos com ela. 

Sediado no Bugio desde 2010, o Boca de Cena carrega na bagagem 13 espetáculos, como João Grilo entre o Céu e o Inferno (2006); Folclore na Cabaça (2007); Vida Privada (2008);Programa Eleitoral Gratuito – Quem disse que tudo acaba em pizza? (2009); Nosso Palco é a Rua, realizado pelo Grupo Imbuaça,  O Encontro das Águas (2011); Nossa Terra, Nossos Contos (2013); Como nasce um Santo (2014); Engodos e Chumbregos (2015); Viveiros (2015); Já nasceu Deus Menino (2016); Os Cavaleiros da Triste Figura (2017); e Remundados (2019).

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (22/02)


13h30 - Oficina de Teatro com o Grupo Boca de Cena

Local: Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa (Av. Centenário, s/n - Bugio)

 

Sexta-feira (23/02)


8h - Oficina de Artes Plásticas - Colagem

Local: Colégio Estadual Francisco Rosa (Av. Poço do Mero, 200 - Bugio)


10h - Apresentação circense da Companhia Saurus

Local: Escola Municipal Manoel Bomfim (R. Geny da Silva Dias, n.⁰ 480 - Bugio)


16h - Apresentação circense da Companhia Saurus

Local: Escola Estadual Maria Marcia de Oliveira Moraes (Praça Ver. Osvaldo Mendonça - Bugio)


Sábado (24/02)


17h - Show musical com a banda Samba da Gente


18h30 - Espetáculo teatral Os Cavaleiros da Triste Figura/ Grupo Boca de Cena


20h - Show musical: Alex Santana convida Taia, Nandinho D’Aguada e Banda Donali.


Local: Sede do Grupo Boca de Cena (Rua Quatro, n. 64 - Jardim Centenário)


Domingo (25/02)


16h30 - Show Musical Infantil Bacuri 


17h30 - Espetáculo teatral Remundados/ Grupo Boca de Cena


19h - Roger Kbelera convida Altemir.


20h30 - Anne Carol & Lari Lima 


Local: Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do Bugio.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT