Inglês e francês permanecem entre os idiomas mais requisitados no mercado

Redação, 21 de Fevereiro , 2024

Aprender um segundo idioma é uma exigência que vem sendo muito recomendada nos dias de hoje para quem busca um maior êxito na carreira e no mercado de trabalho, principalmente em um mundo em que os negócios e as relações estão cada vez mais conectadas e globalizadas. Entre os idiomas mais requisitados, sobretudo por empresas multinacionais, estão o inglês e o francês. 

Dados de uma pesquisa elaborada no ano passado pela publicação Ethnologue, da instituição norte-americana SIL (Sociedade Internacional de Linguística), mostram que o francês permanece como o quinto idioma mais utilizado do mundo, com 309,8 milhões de pessoas falantes, incluindo cerca de 203 milhões de não-nativos. A língua é muito presente nos ramos da cultura, da alta costura e da gastronomia. No entanto, o inglês se mantém firme como o mais falado em todo o mundo: são mais de 1,45 bilhão de pessoas falantes, sendo a maioria de não-nativos: 753 milhões de pessoas, em todos os continentes. 

“O inglês é o esperanto que deu certo”, resume o professor Artur André Martinez Campos, doutor em Ciências da Educação e coordenador do Unit Idiomas, núcleo de línguas estrangeiras da Universidade Tiradentes (Unit). Ele se refere ao esperanto, criado no final do Século 19 para ser uma língua universal, mas que acabou superado pelo idioma de William Shakespeare. “Você pode descer lá no Quênia e a pessoa vai falar o dialeto queniano e o inglês. Se você for na Somália, na Mongólia ou na Hungria, ou outro desses países que não tem aproximação com a nossa língua, o que domina é o inglês. É a linguagem da comunicação, dos processos acadêmicos avançados, das grandes descobertas científicas…”, destaca.

O inglês e o francês também se fazem muito presentes no ambiente acadêmico, pois muitas das grandes instituições de ensino, pesquisa e inovação produzem conhecimento com base nestes idiomas, oficiais em seus países de origem. “O nosso aluno que está em contato com o que há de mais atual em descoberta científica do seu curso, seja em Medicina, Arquitetura ou Jornalismo, vai precisar muito da língua inglesa. Na verdade, sem saber inglês hoje, você nem se encaixa direito no mercado de trabalho, ainda mais em profissões como Medicina, área de TI, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, etc”, afirma o professor. 

Cursos com diferenciais

Como forma de aprimorar a qualidade acadêmica e oferecer a possibilidade de aprender um segundo idioma, o Unit Idiomas abriu inscrições para os cursos de inglês e francês, em turmas para o primeiro semestre de 2024. São cursos voltados ao desenvolvimento da parte comunicativa de cada idioma, trabalhando os aspectos culturais e lançando mão de modernos recursos tecnológicos. “Isso contribui muito para a qualidade acadêmica do aluno e amplia seu horizonte de entendimento de outras culturas”, aponta Artur Campos. 

Entre os diferenciais do Unit Idiomas, está a qualificação do corpo de professores, que possuem grande experiência internacional, tanto em viagens ou quanto em tempo de residência e estudos no exterior, além de a maioria ter formação na área de Letras. Além disso, os cursos contam com salas de aula confortáveis, recursos tecnológicos e materiais didáticos produzidos por editoras educacionais de referência mundial, como a CLE International (França) e a Cambridge University Press (Inglaterra), cujo preço já está incluso na parcela. 

Outro diferencial está na metodologia de ensino: a abordagem comunicativa (communicative approach), na qual o aluno fica em contato com o idioma desde o começo do curso. “O aluno fala o idioma desde o primeiro dia e sempre está em contato com a forma oral do idioma. Nossa metodologia foca no desenvolvimento também das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever no idioma que está sendo aprendido”, detalha o professor Artur. 

Para se inscrever

As inscrições podem ser feitas através do site https://www.unit.br/idiomas, com descontos para alunos e egressos da Unit. No site, o interessado também encontra outras informações. Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser obtidos através do telefone (79) 3218-2234 ou do email idiomas@unit.br. 


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?