Fest Cine Itabaiana recebe inscrições até dia 25 de fevereiro

Redação, 21 de Fevereiro , 2024 - Atualizado em 21 de Fevereiro, 2024

A Terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Itabaiana está de volta e com novidades. Depois de três anos sem acontecer, o evento volta com força total e de forma presencial. Realizadores e produtores culturais que desejam participar do maior festival do audiovisual e único internacional do estado de Sergipe podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro pela plataforma no FilmFreeway ( https://filmfreeway.com/festcineitabaiana ).

Para tanto, os filmes devem ter até 40 minutos de duração e terem sido concluídos a partir de 2022, com temática livre, nas modalidades: Curta-metragem, Animação, Documentário, Experimental, Videoclipe e Videodança. Para realizadores de obras em língua estrangeira, no atoda inscrição e para fins de seleção, é obrigatório o envio de legendas em português ou inglês. Ainda para validação da inscrição do filme é necessário o envio de informações como still, país de produção e ficha técnica completa.

Os filmes serão divididos em três mostras oficiais: Mostra Competitiva Internacional de Curtas, Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Mostra Competitiva Sergipana de Curtas. Para concorrer a esta última, os filmes devem ter na sua equipe, três realizadores naturais ou residentes no estado de Sergipe. Para a inscrição ser validada, nesta categoria é necessário enviar comprovante de nascimento ou residência dos realizadores sergipanos para o e-mail: festcineitabaiana@gmail.com.

De acordo com Andrei Ferreira, coordenador geral do festival, haverá premiação exclusiva para curtas sergipanos. “A premiação, contudo, não limita esses curtas a apenas esta categoria. Eles concorrem com todos os outros curtas nacionais e também ao melhor curta de acordo com votação popular”, explicou.

E falando em premiação, os curtas exibidos concorrem as seguintes categorias: Melhor Curta Sergipano; Melhor Curta Brasileiro; Melhor Curta Internacional; Melhor Videoclipe; Melhor Curta (Votação Popular); Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Direção de Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Som e Melhor Edição.

Em menos de um mês de inscrição, o Fest Cine Itabaiana já conta com mais de 400 obras inscritas. A pretensão da organização é superar as 1.492 inscrições efetivadas na última edição do evento, que aconteceu em 2021. “Apesar da edição 2021 de ter sido de forma online e de facilitar a participação dos realizadores, a nossa expectativa este ano é de superar esta marca já que o festival vem se consolidando como um dos maiores do Nordeste e também pela exibição ser realizada em salas de cinema”, concluiu Andrei.

Leia regulamento completo no http://linktree.com/festcineitabaiana

Andrei Ferreira

O idealizador do Festival Internacional de Cinema de Itabaiana, Andrei Ferreira é membro da Academia Brasileira de Cinema, bacharel em Cinema & Audiovisual pela UFS. No campo cinematográfico, já dirigiu 5 curtas e participou da equipe de fotografia de mais 10 projetos. Também possui especialização em Registro Cinematográfico pelo Centro Nacional de Artes do México. Em 2023, ocupou uma das 8 cadeiras da comissão de seleção para o Prêmio Platino.

Por Cândida Oliveira


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT