DESIGUALDADE NO BRASIL [I] por Manoel Moacir Costa Macêdo

Redação, 23 de Fevereiro , 2024 - Atualizado em 23 de Fevereiro, 2024

 


O Produto Interno Bruto – PIB, parâmetro deriqueza, coloca o Brasil como a nona economia do planeta.  Revelação de pujança no concerto dasduzentas nações reconhecidas pela Organização das Nações Unidas - ONU. Exemplo clássico dediferença entre crescimento e desenvolvimento. O primeiro, a quantidade de riqueza produzida, masconcentrada em poucas mãos. O segundo, aexpressão de desigualdade e pobreza. Elementar conclusão: País rico, mas desigual.

O Relatório Global Wealth Report 2023, mostrou que “quase metade da riqueza do Brasil, 48,4%; está nas mãos de apenas 1% da população. Desigualdade maior que na Índia, com 41%; Estados Unidos, 34,3%; China 31,1%; e Alemanha 30%”. No dizer do poeta o “avesso, do avesso”.

Entre os setores expressivos da riqueza brasileira, destaque para o setor agrícola. Produtor e exportador de alimentos na forma de commoditiesagrícolas no mercado global. Mais de uma centena de países e quase um bilhão de pessoas consomem os produtos agrícolas nacionais. A lógica continuadado século passado, sob o julgo da ditadura militar: “exportar é o que importa”. Nação rica em água, solo, energia limpa, gente criativa, ciência, tecnologia, e fomento alavancaram em menos de meio século, o status de importador, para produtor e exportador de produtos agrícolas. Não se desconhece o feito, embora seja moralmente injustificável que “mais da metade, 58,7% da população brasileira conviva com a fome e a insegurança alimentar”.

“Os Ricos e os Pobres: Brasil e a desigualdade”, obra da lavra do professor Marcelo Medeiros, trabalho de folego, metodologia refinada, evidências e inovadora nos conceitos, traz informações que assombram a persistente e vergonhosa desigualdade brasileira. Realidade que afronta a cristandade majoritária na sociedade, a democracia, a alegria, a miscigenação, e a criatividade da bravagente pátria.

Numa população de mais de duzentos milhõesde habitantes, menos da metade, identifica-se comoeconomicamente ativa. Revela Medeiros que “cerca de um quinto dos adultos do Brasil não possui rendamonetária alguma, [o equivalente] a quase 30 milhões de adultos”. Inova o autor, ao dizer, que no caso brasileiro, “o mais adequado é pensar no plural, em desigualdades de renda: desigualdade entre famílias, entre indivíduos, entre trabalhadores ou entre grupos sociais, desigualdades entre salários, rendas totais ou rendas per capita”. Em comum, a abismal desigualdade, que parece não ter fim, somente início e meio.

Na pluralidade dos desiguais, as diferenças ultrapassam a simplificação setorial, para alcançar adiversidade social. A “ruralidade como uma característica da extrema pobreza”. As portas do desenvolvimento para os “negros, não são estreitas, elas estão fechadas, e não vão se abrir sozinhas […] há uma interação perversa entre educação e raça: a educação dos negros é menos valorizada […] a condição das mulheres negras é ainda pior”.

Mostra Medeiros, que “para cada doutor há quase quatro presos”. Imediata abstração: temos presos demais ou doutor de menos, ou vice-versa. Prendemos muito e socializamos pouco, ou quase nada. Possuímos a terceira população carcerária do mundo, em torno de oitocentos mil brasileiros e brasileiras, encarcerados em masmorras, excluídos e invisíveis da produção e da civilização. “População desproporcionalmente grande, algo perto de 0,5% dos adultos”, que não produzem e assentam na conta da desigualdade.

“Desigualdade tem a ver com riqueza, não com pobreza”. Evidências estão postas. Pela geografia ou pela sociologia, somos muito desiguais. Até quando? [MEDEIROS, M. Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2023].

 

Manoel Moacir Costa Macêdo, é engenheiro agrônomo e advogado.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc