Aluno sergipano conta como foi fazer intercâmbio na Coreia do Sul

Redação, 25 de Fevereiro , 2024

Como é estudar na Coreia do Sul, um dos países mais avançados do mundo e de características tão singulares? Esta experiência foi vivida bem de perto por alguns dos estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) que participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) e puderam estudar durante um semestre de seus cursos em outros países. A instituição sergipana tem parceria com duas renomadas instituições sul-coreanas: a Myongji University e a Universidade Católica da Coreia (CUK), ambas sediadas na capital, Seul. 

Entre os que já estiveram pelo país do k-pop e dos doramas, está o sergipano Frederico Barros Costa, que se formou em Educação Física pela Unit e fez mobilidade acadêmica entre fevereiro e agosto de 2019 na Myongji University, onde fez disciplinas do curso de Instrução Atlética. Durante seis meses, ele pode tomar contato com uma realidade de vida completamente diferente, no outro lado do mundo e com 12 horas de diferença em relação ao Brasil. 

“A experiência foi única. O idioma era completamente diferente, a culinária, cultura... enfim, tudo era um universo completamente novo. Foi muito desafiador, principalmente durante o inverno com temperaturas inferiores a  menos 10 graus Celsius (-10ºC). Apesar de eu ser fluente em inglês, também foi desafiador estabelecer uma comunicação com os coreanos. Mas ao final de tudo foi uma experiência incrível”, diz Frederico, que teve parte das aulas no campus de Seul e outra parte em Yongin, cidade a cerca de quatro horas de ônibus da capital sul-coreana. 

O uso do inglês como segunda língua foi um grande facilitador para a adaptação de Frederico, pois ele está bem presente no dia-a-dia das cidades sul-coreanas, apesar do idioma oficial ser o coreano. “Como existe muita influência norte-americana no país, havia muito suporte para a língua inglesa. Era muito fácil conseguir informações, se guiar pela cidade, e encontrar serviços necessários para o dia-a-dia. E além de ter uma estrutura incrível, o idioma requisitado para o programa era o inglês (que na época já era minha segunda língua)”, afirma o ex-aluno, acrescentando que os coreanos são muito cordiais, educados e dispostos a ajudar outras pessoas.

Outro fator positivo que facilitou seu intercâmbio é o alto nível de internacionalização da Myongji University, que atende e acolhe muitos estudantes estrangeiros. “Grande parte dos alunos eram de outros países, a maioria chineses, e as acomodações eram extremamente confortáveis. Havia um programa de acolhimento para estrangeiros que era conduzido por um grupo de alunos orientados pela coordenação de relações internacionais. Eles foram cruciais para o meu processo de adaptação à cidade, e estavam sempre disponíveis para dar suporte aos alunos estrangeiros”, lembra Costa. 

Além disso, o sergipano destaca outros pontos positivos da Coreia do Sul: a ótima qualidade do transporte público, o altíssimo nível de segurança pública e o amplo índice de automação e conectividade das cidades, que vai da tecnologia Wi-fi 5G nas ruas até as grandes lojas de produtos tecnológicos. O país se destaca mundialmente por ser um dos principais polos mundiais de produção e desenvolvimento de tecnologia de ponta. 

Resultados positivos

O semestre cursado na Myongji University rendeu muitos outros frutos positivos para Frederico, que concluiu o bacharelado em Educação Física na Unit, em dezembro de 2020. Após trabalhar um tempo como gerente de uma rede de academias de Aracaju, ele fez outra graduação na área de Tecnologia da Informação e entrou para uma multinacional francesa, onde trabalha em uma equipe internacional de desenvolvimento de software. “Lidar com pessoas de nacionalidades diversas, franceses no caso, teria sido um choque se não fosse pela minha experiência prévia no ProMAI”, diz o egresso, que ainda pretende voltar para a Coreia do Sul e seguir carreira no setor de TI do país asiático.

Além disso, o ex-aluno cultivou amizades e contatos profissionais com pessoas e profissionais de vários países, além de diversos pontos de melhoria para o que chama de human skills (habilidades humanas), e consideradas cruciais no mercado de trabalho. “Muitas pessoas subestimam essas habilidades, mas são fatores primordiais para o mercado de trabalho. Hoje consigo trabalhar com pessoas de culturas e nacionalidades diferentes sem problema algum, e desenvolvi muita independência e adaptabilidade para situações diversas. Tenho certeza que essa experiência foi decisiva nesse sentido”, avalia. 

O ProMAI

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) é realizado através de dois editais por ano na Unit, em Sergipe, e também no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco). Ao longo do primeiro semestre deste ano, cerca de 27 alunos selecionados no semestre passado serão enviados para fazer a mobilidade acadêmica em  24 instituições de Portugal, Espanha, México, Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Coreia do Sul. A próxima seleção, voltada a estudantes regularmente matriculados na Unit e válida para o segundo semestre, deve ter o seu edital lançado até meados de fevereiro. 


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?