Projeto editorial "Sergipanos" celebra a cultura e a história do estado

Redação, 25 de Fevereiro , 2024

Revelar os bastidores e trajetórias de personalidades e empresas que, por meio da sua atuação profissional, desempenham papel fundamental na economia, cultura e história de Sergipe. Este é o objetivo do projeto editorial "Sergipanos", idealizado pela jornalista Rebeca Teixeira e pela relações públicas Charlene Jesus. Dividido em quatro seções (Advogados na busca diária por justiça; Arquitetos, Engenheiros e Construtoras que projetam um novo Sergipe; Empreendedores que movimentam a economia; Profissionais da Saúde que fazem a diferença) o livro registra o cotidiano daqueles que contribuem para o desenvolvimento do estado.

"Este livro se torna um registro valioso, capturando momentos e imortalizando o esforço e a dedicação da nossa comunidade", destaca Rebeca Teixeira, uma das mentes por trás da organização da obra. "Unimos esforços para criar um compilado envolvente de histórias inspiradoras de pessoas e marcas, algumas amplamente conhecidas e outras que merecem ser descobertas", complementa a jornalista.

Para além de um projeto profissional, "Sergipanos" é também a celebração de longos anos de amizade entre as organizadoras. "O livro surgiu para mim através de um convite feito pela minha amiga irmã Rebeca e se transformou em um projeto único e plural em nossas vidas", conta Charlene Jesus. "Não imaginei que aquela menina que nasceu em Estância e veio para a capital conseguisse, próxima dos seus quase 50 anos, estar cercada de tantas personas incríveis, contando histórias fantásticas que certamente irão incentivar tantas outras pessoas a caminharem em busca da realização dos seus sonhos", acrescenta a profissional.

A obra apresenta 33 textos que englobam uma grande variedade de perfis. São histórias únicas, com diferentes trajetórias e desafios, mas com algo em comum: a busca por fazer a diferença nas suas áreas de atuação e no estado. Sob a edição editorial de Rebeca Teixeira, o material foi produzido pelos jornalistas Carluz Lima, Clara Dias, Malu Araújo, Sueli Carvalho e Valnísia Mangueira. Para completar, conta ainda com um prefácio de Ancelmo Gois, renomado jornalista sergipano, reconhecido principalmente pela sua coluna no jornal O Globo.

Para Malu Araújo, uma das colaboradoras do projeto, ter a oportunidade de contribuir para essa obra é uma experiência gratificante. "Sergipe é o estado que muito gentilmente acolheu a minha família vinda da Bahia e onde tive a sorte de nascer e viver a maior parte da minha vida. Participar deste livro só aumenta meu orgulho de ser sergipana", conta.

"Sergipanos" será apresentado oficialmente ao público no dia 27 de fevereiro (terça-feira), às 20h, no Museu da Gente Sergipana. O evento contará com um coquetel de lançamento e um pocket show da cantora Sandyalê, uma das personalidades que teve a sua história contada na obra.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc