Após dois anos, reforma da estação leste passará por avaliação

Redação, 28 de Fevereiro , 2024

Reforma da Estação Leste: Avaliação após Dois Anos de Projeto

Após mais de dois anos desde a assinatura da ordem de serviço para a reforma do Complexo Ferroviário de Aracaju, na Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas, o início das obras ainda não ocorreu. A ordem, firmada em junho de 2021 pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, no valor de R$1.633.122,45, indicava o começo da primeira etapa em julho do mesmo ano.

Os serviços previstos incluíam limpeza do terreno, levantamento topográfico e mapeamento de danos cartoriais e jurídicos, entre outros. Contudo, as obras nunca se iniciaram. O Governo do Estado, contatado pelo F5 News, informou por nota que o processo foi interrompido devido ao afastamento da empresa contratada, motivado por questões administrativas e financeiras.

A nota também esclarece que a ordem de serviço estava planejada para ser cumprida em etapas por meio de licitações distintas, incluindo serviços como limpeza da vegetação, construção de calçadas, instalação de muros e portões, entre outros.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) afirmou que, anteriormente, algumas intervenções e levantamentos seriam executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora, o projeto está sujeito a uma nova avaliação do órgão, sem prazo definido, assim como os procedimentos para a execução da obra.

A Estação Ferroviária de Aracaju, construída em 1913, desempenhou um papel crucial na economia e no turismo de Sergipe durante décadas. Desde 2012, no entanto, encontra-se inutilizada. Tombada pelo Iphan, o patrimônio material abrange diversas estruturas, incluindo a estação ferroviária, galpões e a rotunda, testemunhos da história ferroviária do estado.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?