Mais de 1,8 mil alunos de Tomar do Geru sem aulas devido à falta de orçamento

Redação, 02 de Março , 2024

Cerca de 1.874 alunos da rede municipal de Tomar do Geru, Sergipe, estão sem aulas por tempo indeterminado, devido à falta de recursos municipais que compromete não apenas a educação, mas também o pagamento de salários de servidores e outros serviços essenciais para a comunidade. O ano letivo, que deveria iniciar-se nesta sexta-feira (1º), foi suspenso devido à ausência de verbas, um reflexo da não aprovação do orçamento municipal pela Câmara.

De acordo com o prefeito Pedrinho Balbino (PSC), a situação decorre da não aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pela Câmara Municipal. O gestor alega que a Câmara fez alterações substanciais no projeto original, forçando o veto do mesmo. Um novo projeto orçamentário, no valor de RR$ 113 milhões, foi encaminhado à Câmara em caráter de urgência na terça-feira (27), porém ainda não foi levado ao plenário para votação, o que impactou diretamente no início das aulas, pois seria necessário contratar novos professores e garantir recursos para a merenda escolar.

O setor jurídico da Câmara de Tomar do Geru informou que a presidente da Casa, Antônia Costa (PSD), está analisando o novo projeto de lei com o intuito de convocar uma assembleia extraordinária para a votação do novo orçamento municipal, na tentativa de resolver a crise que afeta não apenas a educação, mas diversos serviços públicos essenciais para a comunidade local.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?