Manifestação interrompe tráfego na BR-101 em Nossa Senhora do Socorro

Redação, 05 de Março , 2024

protesto realizado pelos moradores da região do Pai André fechou um dos lados da BR-101, no Povoado Pai André, em Nossa Senhora do Socorro, na manhã desta terça-feira (5). O bloqueio ocorreu no sentido Socorro-Aracaju, ocasionando um grande congestionamento devido à queima de pneus pelos manifestantes. O motivo do protesto foi a exigência do retorno do transporte escolar, que segundo os moradores, foi suspenso desde o final do ano passado, substituído pelo transporte público regular, prejudicando os alunos da rede pública que estudam na capital.

"Estamos reclamando porque ficamos sem o transporte escolar. Estamos esperando uma resposta. Queremos o escolar de volta. Se não resolver, vamos fechar a BR dos dois lados", declarou uma das manifestantes em entrevista à Rádio Transamérica.

 Posição da Secretaria de Educação

Em resposta ao protesto, a Secretaria de Educação (Seduc) informou através de nota enviada ao F5 News que desde a segunda-feira (4) começou a operar uma nova linha de ônibus para atender a comunidade dos povoados Pai André, Pai André 2, Santo Inácio, Guajará e loteamento São Francisco. Essa medida visa atender os alunos do ensino médio matriculados em escolas estaduais em Aracaju. A decisão foi tomada após uma reunião entre o Setran e a Viação Atalaia, previamente informada aos representantes dos pais desde a última sexta-feira (1°).

Além disso, a Seduc assegurou que todos os cartões do Aracaju Card já foram entregues aos alunos do ensino médio matriculados no ano letivo de 2024, com saldo disponível. A secretaria orienta que os alunos validem os cartões no terminal ou no próprio ônibus antes do primeiro uso. Em caso de dúvida, a Seduc recomenda entrar em contato com o Setransp pelo telefone (79) 3104-3210.

  Diálogo e Acordos Anteriores

Este protesto se assemelha a outro ocorrido em Nossa Senhora do Socorro no último dia 19 de fevereiro, onde manifestantes fecharam a BR-235 para criticar a decisão da Seduc de retirar o transporte escolar para os povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã. Em resposta, a Seduc afirmou que dialogou com pais e moradores desses povoados, ampliando as linhas do transporte coletivo para a região. Também foi garantido o transporte escolar para os alunos do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), além de pleitear junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) a melhoria dos horários do transporte coletivo intermunicipal da Grande Aracaju.

"Foi acordado manter os alunos do ensino médio no transporte integrado da Grande Aracaju com ajustes nos horários das novas linhas e a disponibilização de um transporte escolar para os alunos do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. O Setran da Seduc mantém os fiscais nestes povoados para averiguar toda a logística e funcionamento de todas as linhas", assegurou a secretaria.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?