Coluna Radar por César Cabral - 10 de março de 2024

Redação, 11 de Março , 2024

Novo líder

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) foi designado pelo presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, para assumir o cargo de líder do Bloco Aliança, formado pelo PP e Republicanos. O Bloco conta com 10 senadores, número mais que suficiente para decidir votações polêmicas no Senado. A partir de agora, o senador sergipano passa a fazer parte do Colégio de líderes daquele parlamento. 

PT homologa candidatura

Em reunião realizada na manhã de ontem (9), o Diretório Municipal do PT de Aracaju decidiu homologar a pré-candidatura da jornalista Candisse Carvalho à prefeitura da capital. O ato foi prestigiado pelos deputados federais João Daniel (PT-SE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), além dos prefeitos petistas Cristiano Viana, Givanildo Costa, Gilberto Maynart e Dr. Fábio. O vereador de Aracaju, Camilo Daniel (PT) também esteve presente. 

Agora é com a Federação

Como o Partido dos Trabalhadores faz parte da Federação Brasil da Esperança, que é formada pelo PT, PCdoB e PV, a escolha definitiva do candidato do bloco será decidida pela entidade que age como se fosse um único partido. Como o PCdoB defende a candidatura do médico Emerson Ferreira (seu filiado), resta saber qual dos dois nomes será referendado na reta final. Poderá caber ao PV o voto de minerva nesse embate.

Mobilizando

O Mobiliza, partido que tem o número 33, terá candidato a prefeito em Canindé de São Francisco. Ontem (9), houve a inauguração da sede do Diretório Municipal, posse dos novos membros e lançamento da pré-candidatura de Alex Feitosa a prefeito do município. Alex, que ontem completou 50 anos, é filho do ex-prefeito Chiquinho Feitosa.

Casa nova

O prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, agora pertence ao Partido dos Trabalhadores, cujo ato de filiação ocorreu ontem (9) à noite, na presença de várias lideranças da região. O ministro Márcio Macedo, responsável pelo ingresso do prefeito simãodiense no PT, prestigiou o evento ao lado do ex-deputado federal Valadares Filho, seu assessor em Brasília. Cristiano Viana chegou para engrossar a ala petista liderada pelo ministro Márcio Macedo.  

Tá tudo organizado

Será no próximo dia 24 a festa de filiação dos novos integrantes do PSB sergipano, que está sob o comando do vice-governador Zezinho Sobral e com o respectivo aval do governador Fábio Mitidieri (PSD). O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, está sendo aguardado pelos organizadores do evento. Calcula-se que os municípios mais importantes do interior sergipano já terão diretórios aptos para disputar as eleições deste ano. O médico Cláudio Mitidieri será candidato a deputado federal, em 2026, pelo PSB. Outras novidades estão a caminho.

Firme e decidido

O engenheiro Victor Mandarino é pré-candidato a prefeito de Itaporanga D’Ajuda. Bastante experiente em gestão pública, ele já foi presidente da DESO e secretário de Administração de Itaporanga, durante a administração do irmão, César Mandarino, quando o mesmo foi escolhido como o melhor prefeito de Sergipe, na última década do século passado. A política exige, cada vez mais, gestores competentes e qualificados. Existe grande possibilidade de haver uma composição com a ex-prefeita e ex-deputada Gracinha Garcez.

A voz do povo

O empresário da comunicação e pecuarista José Arinaldo de Oliveira Filho deverá ser candidato a prefeito de Frei Paulo, sua terra natal, após ter feito a melhor administração da história daquele município, enquanto esteve no cargo, há 8 anos. Bem colocado em todas as pesquisas, Zé Arinaldo poderá ter como candidato a vice-prefeito o amigo Carlos Augusto (Guga), tradicional pecuarista e plantador de milho da região. 

São Cristóvão

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, vai trabalhar para eleger como seu sucessor o ex-genro, Dr. Júlio Júnior. De quebra, quer emplacar como candidato a vice-prefeito o Paulinho do Correio, pai do deputado estadual Paulo Júnior (PV). Será que esse “casa, separa, casa” vai dar certo? Cala a boca, Batista! O vereador Diego Prado, candidato da oposição, contará com o irrestrito apoio do governador Fábio Mitidieri. Por isso, muitas lideranças que ajudaram a reeleger Marcos Santana já mudaram de lado. 

E viva a mulher!

Os dirigentes partidários devem ficar de olho no cumprimento da chamada cota para mulheres, na hora de montar as chapas que irão concorrer aos parlamentos municipais. Durante a atual legislatura, muitos marmanjos perderam os mandatos por causa do descumprimento dessa regra.  Em 2020, as prefeitas eleitas no Brasil foram, apenas, 12% do total, e as vereadoras, 16%. Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que a participação de mulheres não corresponde a um terço das vagas em nenhuma das 26 capitais. Em média, essas cidades somam apenas 18% de vereadoras.

Avante, Propriá

A semana está começando com uma notícia que vai interferir na eleição municipal de outubro. Até a próxima quarta-feira (13), o ex-prefeito José Américo  estará assumindo o comando de um partido naquele município. A volta de Américo ao centro da política propriaense pode, sem dúvida, embaralhar as cartas que já estão na mesa. Zé Américo terá a missão de organizar o diretório municipal e formar uma chapa competitiva de candidatos a vereador, podendo, inclusive, ser candidato a prefeito ou apoiar um dos já declarados pré-candidatos.

Alô Propriá

O ex-vereador e radialista Aelson Publicidade disse ontem, em seu programa de rádio, que não iria fazer nenhum comentário sobre a possível candidatura da ex-vereadora Elisabete Nunes à prefeitura de Propriá. Resumidamente, pra não dizer que não falou das flores, ele disse apenas que não bota fé nessa candidatura, pois não vê nenhuma movimentação nesse sentido. Acredita que, lá na frente, ela irá apoiar alguém.

Professor Ludwig

Ex-vereador de Aquidabã na década de 80, o professor Ludwig Oliveira é pré-candidato a vereador de Aracaju pelo AVANTE. O mestre, que também é radialista, vem gastando a voz nas conversas de pé de ouvido que tem travado com amigos próximos, na busca pelo importante apoio. Bastante animado, ele faz parte de um grupo seleto de políticos sérios que qualificam qualquer parlamento deste país. Bola pra frente!

Ponte da Coroa do Meio

Na sexta-feira (8), a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (SEDURBI)  realizou a sessão pública de licitação da ponte que ligará a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Dos cinco consórcios que apresentaram propostas inicialmente, três foram considerados habilitados, bem como as duas empresas de forma individual. O resultado será publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira, dia 11, iniciando assim o prazo para recursos já na terça-feira. A obra representa um investimento total na ordem de R$ 400 milhões.

Esquadrilha da fumaça

No próximo domingo, 17 de março, dia em que se comemora o aniversário de Aracaju, a Esquadrilha da Fumaça estará se apresentando na capital sergipana. O show aéreo será realizado às 15 horas, nos lagos da Orla da Atalaia. Depois de seis anos, o grupamento da Força Aérea Brasileira retorna a Sergipe trazendo na sua equipe o capitão Bezerra, piloto aracajuano, que pela primeira vez vai mostrar a sua habilidade para os seus conterrâneos. O show desses acrobatas é magnífico. Não perca!

Fumaça no ar

Além dos aviões fumacentos da FAB, tem muita fumaça no céu de Aracaju. A disputa pela prefeitura está separando aliados da base do governador Fábio Mitidieri que buscam, cada um, viabilizar projetos individuais dos seus partidos. André Moura, Laércio Oliveira e Belivaldo Chagas puxam a fila dos independentes com candidaturas próprias. Também, pelas hostes do PT, principal partido de oposição ao Governo do Estado,  não existe céu de brigadeiro. Ontem, durante a reunião que escolheu Candisse Carvalho como pré-candidata à prefeitura de Aracaju, nenhum militante ligado ao ministro Márcio Macedo esteve presente. Mais que fumaça no ar, isso é pura turbulência!

E haja fumacê

Mesmo sem ainda haver confirmação, conversas de bastidores já dão como certa a filiação da vereadora Emília Corrêa ao PL, partido liderado em Sergipe pelos irmãos Amorim. Segundo a Rádio Corredor, Emília não só vai para o Partido Liberal como terá como companheiro de chapa o médico Eduardo Amorim como candidato a vice-prefeito. 

O tempo fechou

O Governo do Estado decidiu afastar das suas funções o conhecido meteorologista Overland Amaral, técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A medida foi tomada após a esposa, Géssica Aline Barbosa Chagas, pedir e obter medida protetiva contra o meteorologista. Ela disse que vinha sofrendo ameaças, pressão psicológica e que o marido havia prometido explodir o carro dela. Um vídeo sobre o caso circulou pelas redes sociais e causou perplexidade e apreensão em todos que o viram. 

Desagravo

A advocacia sergipana marcou presença no ato de desagravo público em desfavor do delegado de polícia, Joel dos Santos Ferreira, realizado na manhã da sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A leitura do desagravo aconteceu em frente a 6º Delegacia Metropolitana Sergipana (6º DM), no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. O desagravo público foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Seccional, na sessão Ordinária do dia 19 de fevereiro, em razão da agressão física e verbal praticada pelo delegado contra uma advogada, dentro da 6º DM, no mês de novembro de 2023. 

O problema do poste

A ENERGISA já registrou 30 acidentes envolvendo colisões em postes entre janeiro e fevereiro deste ano. Uma redução de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses acidentes colocam em risco a vida do condutor e impactam o fornecimento de energia da região. Aracaju lidera o ranking com seis ocorrências registradas esse ano, seguida dos municípios de São Cristóvão, Itabaiana e Simão Dias. Como o poste “geralmente” fica parado, a culpa pelo acidente é sempre do condutor que acaba por arcar com um prejuízo de R$ 6 mil correspondente ao preço do poste, fios, equipamentos e estrutura.

Pernas pra que te quero!

Hoje (10) completam-se 26 dias que a Força-tarefa criada para capturar os dois fugitivos da Penitenciária de Segurança Máxima de Mossoró continua dando com os burros n’água.  Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram pelo telhado e cortaram a grade de proteção do pátio com um alicate que eles “acharam” pelo caminho. Até agora, seis pessoas foram presas, acusadas de ajudar os fugitivos. A Polícia acredita que os dois ainda estejam na região de Baraúna, a 35 km de Mossoró. Ora, se ambos “acharam” um alicate capaz de cortar a grade, por que não imaginar que também tiveram a “sorte” de encontrar um helicóptero, passando em voo rasante,  na hora da fuga? Como diria o macaco Sócrates, “não precisa explicar, eu só queria entender!”.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc